SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png
This translation is older than the original page and might be outdated. See what has changed.
Translations of this page:

Build Host

Howto e informações sobre o Servidor de Compilação (Build Host).

Pastas em: /home/slitaz

  • cooking/ - Ambiente chroot da versão Cooking (testes) e das variantes (flavors).
  • stable/ - Árvore de diretórios da versão estável (Stable).
  • repos/ - Repositórios do projeto (onde as modificações são gravadas).
  • www/ - Servidores virtuais (website, hg, boot, people, etc).

Usando o tazdev

O Comando tazdev é utilizado na manutenção do mirror, das variantes e outros serviços. É basicamente configurado para atender a versão de testes. Utilização:

$ tazdev usage

Compilando Pacotes Não Oficiais (undigest)

Pode-se utilizar o wok não oficial (undigest) em um ambiente chroot para compilar (cook) alguns pacotes não suportados. Se você mantem pacotes oficiais e se eles compilam com sucesso no Tank, pode testá-los na sua máquina local e adicioná-los no wok oficial. Mantenedores do mirror irão então recompilar o pacote e gravar as mudanças em mirror.slitaz.org.

Para compilar pacotes no wok undigest em um ambiente chroot, pode-se seguir os comandos:

$ ln -s /home/slitaz/cooking/chroot/home/undigest .

Pode-se copiar os arquivos via gFTP-sftp-scp diretamente para o wok ou a partir do diretório atual:

$ cp -a package undigest/wok
$ su -c "tazdev chroot"
# cd home/undigest
# tazwok cook package
# exit
$ ls undigest/packages

Compilando Pacotes Oficiais

Mantenedores possuem acesso root e/ou possuem permissão de escrita ao mirror principal localizado em mirror.slitaz.org. Se alguém manifestar a vontade de ajudar no projeto pode contactar um dos desenvolvedores (pode-se checar os repositórios hg para tanto).

Todos os pacotes são compilados em um ambiente chroot. O caminho (path) para o wok de compilação é, por padrão, $CHROOT/home/slitaz/wok. Algumas mudanças podem ser feitas diretamente neste wok: o repositório hg real é copiado para o ambiente chroot pelo tazbb (Build Bot). Para criar o ambiente no cooking:

# tazdev chroot

Pode-se compilar todos os últimos pacotes adicionados ou todos os existentes no ambiente chroot com o comando 'cook-all'. Por padrão, o tazbb compila apenas pacotes adicionados ou modificados pelo último commit no repositório:

# tazbb cook-commit

Pode-se remover, quando necessário, todos os pacotes antigos e então gerar uma nova lista de manualmente (processo que o tazbb executa automaticamente):

# tazbb clean-up
# tazwok gen-list --text
# exit

Se se possuir permissão de escrita ao mirror, pode-se executar o comando 'tazbb dry-push' para fazer uma verificação de quais arquivos serão adicionados ao mirror e então executar 'tazbb push' para gravar as mudanças definitivamente no mirror. A opção 'push' também remove pacotes obsoletos do mirror.

Pacotes Estáveis

Os pacotes que fazem parte da versão estável do SliTaz também são compilados em um ambiente chroot, assim como os da versão de testes (cooking):

# tazdev chroot stable

Upload manual para mirror.slitaz.org

Mantenedores do mirror podem fazer uploads manuais utilizando o tazdev (a opção -dp faz um dry-push, ou seja, uma checagem antes de um upload definitivo):

# tazdev -p $USER

Atualização manual do website

O website do projeto e a interface web para busca de pacotes são atualizados toda noite por um cron job e também podem ser atualizados manualmente (isso é utilizado em dias em que há algum lançamento, por exemplo):

# tazdev update-www
 
pt/cookbook/buildhost.txt · Last modified: 2010/07/08 17:14 (external edit)