SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png
Translations of this page:

Conky

Introdução

Conky é um leve monitor do sistema que fica na área de trabalho, altamente personalizável. Tem capacidade para mostrar centenas de informações sobre seu computador, como uso de CPU, RAM, disco, temperatura da CPU, e também a previsão do tempo ou o número de novas mensagens em seu email. Permite formatação gráfica colorida de seus indicadores, oferecendo um visual elegante ao desktop.


Instalação

A instalação é feita através do TazPkg:

# tazpkg -gi conky

Configuração básica

Para configurar seu Conky, primeiro copie o arquivo /etc/conky/conky.conf para sua pasta home e renomeie-o para .conkyrc. Agora, você pode modificar o arquivo .conkyrc como quiser; caso queira retornar às configurações originais, basta repetir este procedimento.

Para iniciar o Conky, abra um terminal e digite:

$ conky

Note que a janela do Conky surge no topo da tela, à direita, com fundo preto.

O Conky deve ser iniciado automaticamente ao ligar/reiniciar seu computador. Caso isto não aconteça, acesse o Menu Aplicativos → Preferências → Configurações de sessão do ambiente gráfico - na aba “Aplicativos iniciados automaticamente”, selecione o box “Conky” para ser inicializado junto com o Linux.


Configurações de aparência e medidores

A aparência do Conky e os itens que ele monitora são altamente configuráveis. Para obter uma lista completa de opções de configuração, acesse a página oficial do Conky, no link “Documentation”.

Existem vários sites que disponibilizam configurações personalizadas prontas para download. Basta escolher uma e copiá-la para seu ~/.conkyrc.

Por exemplo, para fazer a janela do seu Conky ficar transparente, permitindo que você veja o wallpaper atrás dela ao invés do fundo preto padrão, existem duas maneiras:

1. Altere a seguinte linha do seu .conkyrc:

own_window_transparent no

… para:

own_window_transparent yes

Isto cria um efeito simples de transparência, forçando o Conky a copiar o wallpaper como imagem de fundo.

2. Para um efeito mais sofisticado, no qual você pode controlar o nível de transparência da janela do Conky, altere seu .conkyrc da seguinte maneira:
Após esta linha:

own_window_transparent no

… adicione estas duas:

own_window_argb_visual yes
own_window_argb_value 150

As duas linhas adicionadas fazem o Conky utilizar o compositor do Linux (por padrão o Xcompmgr) para criar o efeito de transparência.

Note que você precisa ativar o compositor na inicialização do Linux para este efeito funcionar. Para isso, acesse o Menu Aplicativos → Preferências → Configurações de sessão do ambiente gráfico - na aba “Aplicativos iniciados automaticamente”, selecione o box “Efeitos do desktop com Xcompmgr” para ser inicializado junto com o Linux. Agora, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia do desktop, selecione “Desktop effects” → “Activate composite”. Você deve ver a janela do Conky semitransparente.

Para controlar o nível de transparência, altere o final da linha:

own_window_argb_value 150

… inserindo qualquer valor entre 0 e 255, de acordo com sua preferência.


Referências


Página oficial do Conky



Seção de revisão da página
Qualidade
Revisão
Prioridade
Problemas
Como melhorar


 
pt/guides/conky.txt · Last modified: 2015/03/25 00:37 by genesis