SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revision Previous revision
Next revision
Previous revision
pt:handbook:desktop [2010/07/08 17:14]
127.0.0.1 external edit
pt:handbook:desktop [2015/07/12 16:18] (current)
genesis [Preferências do Painel] atualização da tradução
Line 9: Line 9:
 O Gerenciador de Janelas padrão do SliTaz é o Openbox. Ele é simples, rápido e com suporte a temas e, além disso, consome poucos recursos da máquina. Um Gerenciador de Janelas é o programa que roda sobre um servidor gráfico e controla a aparência das janelas, abre um terminal gráfico ou mostra as aplicações. Ele pode situar as janelas na tela, redimensioná-las,​ etc, conforme a vontade do usuário. O Gerenciador de Janelas padrão do SliTaz é o Openbox. Ele é simples, rápido e com suporte a temas e, além disso, consome poucos recursos da máquina. Um Gerenciador de Janelas é o programa que roda sobre um servidor gráfico e controla a aparência das janelas, abre um terminal gráfico ou mostra as aplicações. Ele pode situar as janelas na tela, redimensioná-las,​ etc, conforme a vontade do usuário.
  
-O Openbox fornece um menu de contexto que é ativado com um clique do botão direito do mouse sobre o desktop e pode ser mudado por intermédio da edição de um arquivo de configuração. A combinação de teclas ALT + TAB permite listar e navegar pelas janelas abertas. O aplicativo Obconf pode ser usado para configurar graficamente o gerenciador de janelas. Vários pequenos utilitários específicos do SliTaz permitem obter um desktop simples, coerente e com estilo. Por padrão, a distribuição utiliza ​desktops virtuais.+O Openbox fornece um menu de contexto que é ativado com um clique do botão direito do mouse sobre o desktop e pode ser mudado por intermédio da edição de um arquivo de configuração. A combinação de teclas ALT + TAB permite listar e navegar pelas janelas abertas. O aplicativo Obconf pode ser usado para configurar graficamente o gerenciador de janelas. Vários pequenos utilitários específicos do SliTaz permitem obter um desktop simples, coerente e com estilo. Por padrão, a distribuição utiliza ​desktops virtuais.
  
 O desktop fornecido pelo SliTaz respeita os padrões Freedesktop,​ o gerenciador de arquivos PCmanFM permite o gerenciamento dos ícones do desktop, operações de arrastar e soltar (drag and drop) e a montagem de dispositivos por meio de um simples clique de mouse. O menu do painel, a barra de tarefas, os ícones, etc, são fornecidos pelo aplicativo LXpanel. O desktop fornecido pelo SliTaz respeita os padrões Freedesktop,​ o gerenciador de arquivos PCmanFM permite o gerenciamento dos ícones do desktop, operações de arrastar e soltar (drag and drop) e a montagem de dispositivos por meio de um simples clique de mouse. O menu do painel, a barra de tarefas, os ícones, etc, são fornecidos pelo aplicativo LXpanel.
Line 21: Line 21:
 O Openbox tem suporte a temas por meio de um único arquivo que utiliza uma sintaxe específica ao gerenciador de janelas. Diversos temas padrões são fornecidos, podendo ser selecionados pelo Obconf e encontrados no diretório ///​usr/​share/​themes//​. Cada usuário do sistema pode instalar seus próprios temas no diretório //​~/​.theme//​s,​ tanto manualmente quanto pelo Obconf. Para criar os próprios temas para o SliTaz, a melhor forma é copiar e renomear um tema existente e então editar o arquivo //​themerc//​. Temas opcionais podem usar imagens para os botões, ícones, etc. Estas imagens podem ser criadas ou modificadas em algum editor como o Gimp ou o Mtpaint. O Openbox tem suporte a temas por meio de um único arquivo que utiliza uma sintaxe específica ao gerenciador de janelas. Diversos temas padrões são fornecidos, podendo ser selecionados pelo Obconf e encontrados no diretório ///​usr/​share/​themes//​. Cada usuário do sistema pode instalar seus próprios temas no diretório //​~/​.theme//​s,​ tanto manualmente quanto pelo Obconf. Para criar os próprios temas para o SliTaz, a melhor forma é copiar e renomear um tema existente e então editar o arquivo //​themerc//​. Temas opcionais podem usar imagens para os botões, ícones, etc. Estas imagens podem ser criadas ou modificadas em algum editor como o Gimp ou o Mtpaint.
  
-É possível encontrar na internet vários temas criados pela comunidade do Openbox. Maiores informações no [[http://icculus.org/openbox/​index.php/​Openbox:​Themes|website do Gerenciador de Janelas]].+É possível encontrar na internet vários temas criados pela comunidade do Openbox. Maiores informações no [[http://openbox.org/wiki/​Openbox:​Themes|website do Gerenciador de Janelas]].
  
 ==== Menu de Contexto ==== ==== Menu de Contexto ====
Line 42: Line 42:
 ===== Papel de Parede e Ícones usando o PCManFM ===== ===== Papel de Parede e Ícones usando o PCManFM =====
  
-O Openbox não gerencia a tela nativamente,​ então há a necessidade de uma ferramenta externa para isto. Por padrão, o SliTaz utiliza o gerenciador de arquivos PCmanFM para esta tarefa, que tem por função mostrar imagens na tela como papéis de parede e ícones. Alternativamente,​ pode-se usar o pacote //​hsetroot//​ para mostrar ​figurar ​ou o //​xsetroot//​ para cores sólidas. O PCmanFM é iniciado, como um daemon, junto com a sessão do Openbox, ou seja, é executado em segundo plano e inicia-se mais rapidamente. Para mudar a imagem do papel de parede atual, pode-se utilizar as preferências do gerenciador de arquivos ou o menu "​Preferências"​ → "Papel de Parede"​.+O Openbox não gerencia a tela nativamente,​ então há a necessidade de uma ferramenta externa para isto. Por padrão, o SliTaz utiliza o gerenciador de arquivos PCmanFM para esta tarefa, que tem por função mostrar imagens na tela como papéis de parede e ícones. Alternativamente,​ pode-se usar o pacote //​hsetroot//​ para mostrar ​uma figura ​ou o //​xsetroot//​ para cores sólidas. O PCmanFM é iniciado, como um daemon, junto com a sessão do Openbox, ou seja, é executado em segundo plano e inicia-se mais rapidamente. Para mudar a imagem do papel de parede atual, pode-se utilizar as preferências do gerenciador de arquivos ou o menu "​Preferências"​ → "Papel de Parede"​.
  
 Os ícones são simples arquivos de texto de extensão //​.desktop//,​ seguindo os padrões Freedesktop. Pode-se criar os próprios ou customizar os existentes utilizando um editor de texto qualquer. Para adicionar ícones ao desktop, o SliTaz fornece um pequeno aplicativo gráfico acessível pelo menu "​Preferências"​ → "​Ícones do Desktop"​ ou, alternativamente,​ pode-se usar o menu de contexto do Openbox "​Arquivos do Desktop & Ícones"​ → "​Adicionar novo ícone":​ Os ícones são simples arquivos de texto de extensão //​.desktop//,​ seguindo os padrões Freedesktop. Pode-se criar os próprios ou customizar os existentes utilizando um editor de texto qualquer. Para adicionar ícones ao desktop, o SliTaz fornece um pequeno aplicativo gráfico acessível pelo menu "​Preferências"​ → "​Ícones do Desktop"​ ou, alternativamente,​ pode-se usar o menu de contexto do Openbox "​Arquivos do Desktop & Ícones"​ → "​Adicionar novo ícone":​
Line 50: Line 50:
 ===== LXPanel ===== ===== LXPanel =====
  
-O LXPanel é parte do projeto LXDE e é responsável pela barra de tarefas, menus, ícones, etc. Os menus são gerados dinamicamente ao adicionar-se arquivos //​.desktop//​ ao diretório ///​usr/​share/​applications//​.+O LXPanel é parte do projeto LXDE e é responsável pela barra de tarefas, menus, ícones, etc. Os menus são gerados dinamicamente ao adicionar-se arquivos //​.desktop//​ ao diretório ///usr/​share/​applications//​ ou //~/.local/​share/​applications//​.
  
 Os arquivos de configuração estão localizados em ///​etc/​lxpanel//​ e também podem ser arquivados localmente em //​~/​.config//​. É recomendado configurar o LXPanel graficamente,​ em vez de editar os arquivos de configuração diretamente,​ utilizando a entrada "Panel Settings"​ na barra de tarefas. Os arquivos de configuração estão localizados em ///​etc/​lxpanel//​ e também podem ser arquivados localmente em //​~/​.config//​. É recomendado configurar o LXPanel graficamente,​ em vez de editar os arquivos de configuração diretamente,​ utilizando a entrada "Panel Settings"​ na barra de tarefas.
Line 58: Line 58:
 O configurador do LXPanel possui três abas: O configurador do LXPanel possui três abas:
  
-  * General ​configura a posição, tamanho - dinâmico ou fixo, plano de fundo do painel e propriedades. +  * //​Geometry// ​configura a posição, tamanho - dinâmico ou fixo, plano de fundo do painel e propriedades. 
-  * Panel Applets permite adicionar, remover, editar e mover plugins do painel. +  * //​Appearance//​ ajusta o plano de fundo e as fontes. 
-  * Advanced permite configurar os aplicativos preferidos, como o gerenciador de arquivos, terminal, comando de logout, etc.+  * //Panel Applets// permite adicionar, remover, editar e mover plugins do painel. 
 +  * //Advanced// permite configurar os aplicativos preferidos, como o gerenciador de arquivos, terminal, comando de logout, etc.
  
 O website oficial do projeto LXDE e do LXPanel pode ser acessado [[http://​lxde.org/​|aqui]]. O website oficial do projeto LXDE e do LXPanel pode ser acessado [[http://​lxde.org/​|aqui]].
 
pt/handbook/desktop.1278602092.txt.gz · Last modified: 2015/07/12 15:54 (external edit)