SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revision Previous revision
Next revision
Previous revision
pt:handbook:desktop [2015/07/12 15:58]
genesis [Temas] atualização de link
pt:handbook:desktop [2015/07/12 16:18] (current)
genesis [Preferências do Painel] atualização da tradução
Line 42: Line 42:
 ===== Papel de Parede e Ícones usando o PCManFM ===== ===== Papel de Parede e Ícones usando o PCManFM =====
  
-O Openbox não gerencia a tela nativamente,​ então há a necessidade de uma ferramenta externa para isto. Por padrão, o SliTaz utiliza o gerenciador de arquivos PCmanFM para esta tarefa, que tem por função mostrar imagens na tela como papéis de parede e ícones. Alternativamente,​ pode-se usar o pacote //​hsetroot//​ para mostrar ​figurar ​ou o //​xsetroot//​ para cores sólidas. O PCmanFM é iniciado, como um daemon, junto com a sessão do Openbox, ou seja, é executado em segundo plano e inicia-se mais rapidamente. Para mudar a imagem do papel de parede atual, pode-se utilizar as preferências do gerenciador de arquivos ou o menu "​Preferências"​ → "Papel de Parede"​.+O Openbox não gerencia a tela nativamente,​ então há a necessidade de uma ferramenta externa para isto. Por padrão, o SliTaz utiliza o gerenciador de arquivos PCmanFM para esta tarefa, que tem por função mostrar imagens na tela como papéis de parede e ícones. Alternativamente,​ pode-se usar o pacote //​hsetroot//​ para mostrar ​uma figura ​ou o //​xsetroot//​ para cores sólidas. O PCmanFM é iniciado, como um daemon, junto com a sessão do Openbox, ou seja, é executado em segundo plano e inicia-se mais rapidamente. Para mudar a imagem do papel de parede atual, pode-se utilizar as preferências do gerenciador de arquivos ou o menu "​Preferências"​ → "Papel de Parede"​.
  
 Os ícones são simples arquivos de texto de extensão //​.desktop//,​ seguindo os padrões Freedesktop. Pode-se criar os próprios ou customizar os existentes utilizando um editor de texto qualquer. Para adicionar ícones ao desktop, o SliTaz fornece um pequeno aplicativo gráfico acessível pelo menu "​Preferências"​ → "​Ícones do Desktop"​ ou, alternativamente,​ pode-se usar o menu de contexto do Openbox "​Arquivos do Desktop & Ícones"​ → "​Adicionar novo ícone":​ Os ícones são simples arquivos de texto de extensão //​.desktop//,​ seguindo os padrões Freedesktop. Pode-se criar os próprios ou customizar os existentes utilizando um editor de texto qualquer. Para adicionar ícones ao desktop, o SliTaz fornece um pequeno aplicativo gráfico acessível pelo menu "​Preferências"​ → "​Ícones do Desktop"​ ou, alternativamente,​ pode-se usar o menu de contexto do Openbox "​Arquivos do Desktop & Ícones"​ → "​Adicionar novo ícone":​
Line 50: Line 50:
 ===== LXPanel ===== ===== LXPanel =====
  
-O LXPanel é parte do projeto LXDE e é responsável pela barra de tarefas, menus, ícones, etc. Os menus são gerados dinamicamente ao adicionar-se arquivos //​.desktop//​ ao diretório ///​usr/​share/​applications//​.+O LXPanel é parte do projeto LXDE e é responsável pela barra de tarefas, menus, ícones, etc. Os menus são gerados dinamicamente ao adicionar-se arquivos //​.desktop//​ ao diretório ///usr/​share/​applications//​ ou //~/.local/​share/​applications//​.
  
 Os arquivos de configuração estão localizados em ///​etc/​lxpanel//​ e também podem ser arquivados localmente em //​~/​.config//​. É recomendado configurar o LXPanel graficamente,​ em vez de editar os arquivos de configuração diretamente,​ utilizando a entrada "Panel Settings"​ na barra de tarefas. Os arquivos de configuração estão localizados em ///​etc/​lxpanel//​ e também podem ser arquivados localmente em //​~/​.config//​. É recomendado configurar o LXPanel graficamente,​ em vez de editar os arquivos de configuração diretamente,​ utilizando a entrada "Panel Settings"​ na barra de tarefas.
Line 58: Line 58:
 O configurador do LXPanel possui três abas: O configurador do LXPanel possui três abas:
  
-  * General ​configura a posição, tamanho - dinâmico ou fixo, plano de fundo do painel e propriedades. +  * //​Geometry// ​configura a posição, tamanho - dinâmico ou fixo, plano de fundo do painel e propriedades. 
-  * Panel Applets permite adicionar, remover, editar e mover plugins do painel. +  * //​Appearance//​ ajusta o plano de fundo e as fontes. 
-  * Advanced permite configurar os aplicativos preferidos, como o gerenciador de arquivos, terminal, comando de logout, etc.+  * //Panel Applets// permite adicionar, remover, editar e mover plugins do painel. 
 +  * //Advanced// permite configurar os aplicativos preferidos, como o gerenciador de arquivos, terminal, comando de logout, etc.
  
 O website oficial do projeto LXDE e do LXPanel pode ser acessado [[http://​lxde.org/​|aqui]]. O website oficial do projeto LXDE e do LXPanel pode ser acessado [[http://​lxde.org/​|aqui]].
 
pt/handbook/desktop.1436709519.txt.gz · Last modified: 2015/07/12 15:58 by genesis