SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png
This translation is older than the original page and might be outdated. See what has changed.
Translations of this page:

This is an old revision of the document!


Desktop

Introdução

O desktop (área de trabalho) padrão do SliTaz é formado por diferentes componentes do Projeto LXDE. O Openbox, o PCmanFM e o LXPanel combinam-se para prover um desktop que seja simples e funcional.

Openbox

O Gerenciador de Janelas padrão do SliTaz é o Openbox. Ele é simples, rápido e com suporte a temas e, além disso, consome poucos recursos da máquina. Um Gerenciador de Janelas é o programa que roda sobre um servidor gráfico e controla a aparência das janelas, abre um terminal gráfico ou mostra as aplicações. Ele pode situar as janelas na tela, redimensioná-las, etc, conforme a vontade do usuário.

O Openbox fornece um menu de contexto que é ativado com um clique do botão direito do mouse sobre o desktop e pode ser mudado por intermédio da edição de um arquivo de configuração. A combinação de teclas ALT + TAB permite listar e navegar pelas janelas abertas. O aplicativo Obconf pode ser usado para configurar graficamente o gerenciador de janelas. Vários pequenos utilitários específicos do SliTaz permitem obter um desktop simples, coerente e com estilo. Por padrão, a distribuição utiliza 2 desktops virtuais.

O desktop fornecido pelo SliTaz respeita os padrões Freedesktop, o gerenciador de arquivos PCmanFM permite o gerenciamento dos ícones do desktop, operações de arrastar e soltar (drag and drop) e a montagem de dispositivos por meio de um simples clique de mouse. O menu do painel, a barra de tarefas, os ícones, etc, são fornecidos pelo aplicativo LXpanel.

Configuração do Openbox

A maioria das opções pode ser configurada graficamente pelo utilitário Obconf, localizado no menu “Preferências”. O arquivo de configuração, um arquivo XML encontrado em ~/.config/openbox/rc.xml, pode ser diretamente modificado com algum editor de texto. Atalhos de teclado são definidos na seção <keyboard> do arquivo citado.

Temas

O Openbox tem suporte a temas por meio de um único arquivo que utiliza uma sintaxe específica ao gerenciador de janelas. Diversos temas padrões são fornecidos, podendo ser selecionados pelo Obconf e encontrados no diretório /usr/share/themes. Cada usuário do sistema pode instalar seus próprios temas no diretório ~/.themes, tanto manualmente quanto pelo Obconf. Para criar os próprios temas para o SliTaz, a melhor forma é copiar e renomear um tema existente e então editar o arquivo themerc. Temas opcionais podem usar imagens para os botões, ícones, etc. Estas imagens podem ser criadas ou modificadas em algum editor como o Gimp ou o Mtpaint.

É possível encontrar na internet vários temas criados pela comunidade do Openbox. Maiores informações no website do Gerenciador de Janelas.

O arquivo de configuração do menu é o ~/.config/openbox/menu.xml. A sintaxe do arquivo XML é simples e fácil de se compreender. É possível editar o arquivo graficamente pelo utilitário obmenu (que não é instalado por padrão). O exemplo a seguir adiciona um aplicativo em um submenu:

<item label="Gerenciador de Arquivos">
  <action name="Execute"><command>pcmanfm</command></action>
</item>

Os submenus são definidos ao fim do arquivo utilizando-se a tag menu. Esta tag pode usar um pipe para mostrar as entradas do menu, isto é, um script que cria entradas em tempo de execução. O SliTaz fornece, por padrão, um pipe de menu que permite abrir os diretórios favoritos diretamente com o gerenciador de arquivos PCmanFM. Este script pode localiza-se no diretório /usr/lib/openbox e pode ser usado como exemplo.

Aplicativos Iniciados Automaticamente

Ao iniciar o modo gráfico, o Openbox permite que aplicativos sejam iniciados automaticamente usando o script ~/.config/Openbox/autostart.sh. Por padrão o SliTaz usa este script para iniciar o gerenciador de arquivos PCmanFM para o gerenciamento dos ícones de desktop, o painel (LXpanel) para o menu e o dbus em conjunto com o Ivman para o gerenciamento de dispositivos ou mídias como pendrives. Para adicionar ou remover aplicativos a serem iniciados automaticamente durante o carregamento da sessão gráfica, pode-se editar diretamente o script ou utilizar um pequeno aplicativo gráfico do SliTaz localizado no menu “Preferências” → “Aplicativos Iniciados Automaticamente”:

Papel de Parede e Ícones usando o PCManFM

O Openbox não gerencia a tela nativamente, então há a necessidade de uma ferramenta externa para isto. Por padrão, o SliTaz utiliza o gerenciador de arquivos PCmanFM para esta tarefa, que tem por função mostrar imagens na tela como papéis de parede e ícones. Alternativamente, pode-se usar o pacote hsetroot para mostrar uma figura ou o xsetroot para cores sólidas. O PCmanFM é iniciado, como um daemon, junto com a sessão do Openbox, ou seja, é executado em segundo plano e inicia-se mais rapidamente. Para mudar a imagem do papel de parede atual, pode-se utilizar as preferências do gerenciador de arquivos ou o menu “Preferências” → “Papel de Parede”.

Os ícones são simples arquivos de texto de extensão .desktop, seguindo os padrões Freedesktop. Pode-se criar os próprios ou customizar os existentes utilizando um editor de texto qualquer. Para adicionar ícones ao desktop, o SliTaz fornece um pequeno aplicativo gráfico acessível pelo menu “Preferências” → “Ícones do Desktop” ou, alternativamente, pode-se usar o menu de contexto do Openbox “Arquivos do Desktop & Ícones” → “Adicionar novo ícone”:

LXPanel

O LXPanel é parte do projeto LXDE e é responsável pela barra de tarefas, menus, ícones, etc. Os menus são gerados dinamicamente ao adicionar-se arquivos .desktop ao diretório /usr/share/applications.

Os arquivos de configuração estão localizados em /etc/lxpanel e também podem ser arquivados localmente em ~/.config. É recomendado configurar o LXPanel graficamente, em vez de editar os arquivos de configuração diretamente, utilizando a entrada “Panel Settings” na barra de tarefas.

Preferências do Painel

O configurador do LXPanel possui três abas:

  • General configura a posição, tamanho - dinâmico ou fixo, plano de fundo do painel e propriedades.
  • Panel Applets permite adicionar, remover, editar e mover plugins do painel.
  • Advanced permite configurar os aplicativos preferidos, como o gerenciador de arquivos, terminal, comando de logout, etc.

O website oficial do projeto LXDE e do LXPanel pode ser acessado aqui.

Efeitos Visuais

O SliTaz fornece diversos pequenos utilitários que permitem adicionar efeitos ao Openbox e aos menus. Pode-se ter janelas transparentes ou usar sombras para dar o efeito de profundidade ao desktop. Estes efeitos podem ser ativados pelo xcompmgr (gerenciador de composição) e o transset-df (para transparências), sendo que ambos podem ser ativados ao mesmo tempo numa sessão usando-se o menu de contexto do Openbox → “Efeitos do Desktop”.

 
pt/handbook/desktop.1436709846.txt.gz · Last modified: 2015/07/12 16:04 by genesis