SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Next revision
Previous revision
pt:handbook:development [2010/02/23 06:26]
claudinei created
pt:handbook:development [2015/12/28 17:45]
genesis
Line 15: Line 15:
 </​code>​ </​code>​
  
-Agora que você possui um arquivo executável,​ pode editá-lo. Pode-se optar por continuar no terminal e usar o editor Nano (ctrl + x para salvar & sair) ou usar o IDE Geany para a edição:+Agora que você possui um arquivo executável,​ pode editá-lo. Pode-se optar por continuar no terminal e usar o editor Nano (ctrl + x para salvar & sair) ou usar o IDE Beaver ​para a edição:
  
 <​code>​$ nano script.sh</​code>​ <​code>​$ nano script.sh</​code>​
Line 21: Line 21:
 Ou: Ou:
  
-<​code>​$ ​geany script.sh &</​code>​+<​code>​$ ​beaver ​script.sh &</​code>​
  
 Exemplo de um script que contem a variável //NAME// e mostra seu valor com o comando echo: Exemplo de um script que contem a variável //NAME// e mostra seu valor com o comando echo:
  
-<code>#​!/​bin/​sh+<file>#​!/​bin/​sh
  
 NAME="​kayam"​ NAME="​kayam"​
  
 echo "$NAME is nice." echo "$NAME is nice."
-</code>+</file>
  
 Uma vez criado/​modificado seu script //​script.sh//,​ você pode executá-lo para ver o resultado: Uma vez criado/​modificado seu script //​script.sh//,​ você pode executá-lo para ver o resultado:
Line 40: Line 40:
 ==== Dialog ==== ==== Dialog ====
  
-O Dialog pode criar Interfaces Gráficas para ferramentas de linha de comando como o '​tazkmap'​. Os arquivos de configuração encontram-se em ///​etc/​dialogrc//​ e/ou no diretório //​~/​dialogrc//​ de cada usuário. Abaixo um simples exemplo de uso do Dialog via um console ou terminal:+O Dialog pode criar Interfaces Gráficas para ferramentas de linha de comando como o Instalador do SliTaz. Os arquivos de configuração encontram-se em ///​etc/​dialogrc//​ e/ou no diretório //​~/​dialogrc//​ de cada usuário. Abaixo um simples exemplo de uso do Dialog via um console ou terminal:
  
 <​code>​$ dialog --title "Hello $USER" \ <​code>​$ dialog --title "Hello $USER" \
Line 51: Line 51:
 $ tar xzf dialog.tar.gz $ tar xzf dialog.tar.gz
 </​code>​ </​code>​
 +
 +===== Beaver =====
 +
 +Beaver é um simples, leve e rápido editor de códigos que oferece destaque a sintaxes. Ele pode ser encontrado no menu -> //​Desenvolvimento//​ -> //Editor de Códigos//. Depois de executado pela primeira vez, você pode editar suas preferências através do botão //Edit//. Pode-se executá-lo em um console através do comando:
 +
 +<​code>​$ beaver &</​code>​
  
 ===== IDE Geany ===== ===== IDE Geany =====
Line 58: Line 64:
 ==== Executar o Geany ==== ==== Executar o Geany ====
  
-Você encontra ​o Geany no menu --Desenvolvimento --> Geany. ​Após sua primeira execução, você pode ajustar suas preferências através da opção de menu Edit --> Preferences. Pode-se também iniciá-lo pelo terminal:+Você pode instalar ​o Geany com: 
 + 
 +<code># tazpkg get-install geany</​code> 
 + 
 +Após sua primeira execução, você pode ajustar suas preferências através da opção de menu Edit --> Preferences. Pode-se também iniciá-lo pelo terminal:
  
 <​code>​$ geany &</​code>​ <​code>​$ geany &</​code>​
Line 85: Line 95:
 A primeira linha de um script Perl define o caminho para o interpretador Perl, que geralmente se encontra em ///​usr/​bin/​perl//​. Para mostrar qualquer texto, use o comando //print//. Deve-se notar que o Perl é "case sensitive"​ (diferencia minúsculas de maiúsculas) e que cada linha de código sempre deve terminar com um ponto-e-vírgula. Código de exemplo (você pode copiar e colar): A primeira linha de um script Perl define o caminho para o interpretador Perl, que geralmente se encontra em ///​usr/​bin/​perl//​. Para mostrar qualquer texto, use o comando //print//. Deve-se notar que o Perl é "case sensitive"​ (diferencia minúsculas de maiúsculas) e que cada linha de código sempre deve terminar com um ponto-e-vírgula. Código de exemplo (você pode copiar e colar):
  
-<code>#​!/​usr/​bin/​perl+<file>#​!/​usr/​bin/​perl
 # #
  
 print "Hello World!\n";​ print "Hello World!\n";​
-</code>+</file>
  
 Para executar e testar o script: Para executar e testar o script:
Line 101: Line 111:
 Uma vez configurado o servidor, você pode colocar seu CGI em na sua pasta //​$HOME/​Public/​cgi-bin//​ usando as extensões //.pl// ou //.cgi// e visualizá-los localmente ou remotamente. Exemplo de um script CGI escrito em Perl: Uma vez configurado o servidor, você pode colocar seu CGI em na sua pasta //​$HOME/​Public/​cgi-bin//​ usando as extensões //.pl// ou //.cgi// e visualizá-los localmente ou remotamente. Exemplo de um script CGI escrito em Perl:
  
-<code>#​!/​usr/​bin/​perl+<file>#​!/​usr/​bin/​perl
 # #
 print "​content-type : text/​html\n\n";​ print "​content-type : text/​html\n\n";​
  
 print "Hello World!\n";​ print "Hello World!\n";​
-</code>+</file>
  
 ===== Python ===== ===== Python =====
Line 122: Line 132:
 ===== Toolchain - Bibliotecas,​ compilador C e ferramentas ===== ===== Toolchain - Bibliotecas,​ compilador C e ferramentas =====
  
-Para compilar programas a partir dos fontes ou o seu próprio código, você precisa de pelo menos o toolchain básico, constituido do Binutils, Glibc, compilador C, headers (cabeçalhos) do Kernel e o utilitário Make. Note que o toolchain é usado pelos desenvolvedores do SliTaz para compilar todo os sistema a partir dos fontes. Para instalar o meta-pacote e todas suas dependências:​+Para compilar programas a partir dos fontes ou o seu próprio código, você precisa de pelo menos o toolchain ​(kit de ferramentas) ​básico, constituido do Binutils, Glibc, compilador C, headers (cabeçalhos) do Kernel e o utilitário Make. Note que o toolchain é usado pelos desenvolvedores do SliTaz para compilar todo os sistema a partir dos fontes. Para instalar o meta-pacote e todas suas dependências:​
  
 <​code>#​ tazpkg get-install slitaz-toolchain</​code>​ <​code>#​ tazpkg get-install slitaz-toolchain</​code>​
Line 130: Line 140:
 <​code>​$ tazpkg search pkg-config</​code>​ <​code>​$ tazpkg search pkg-config</​code>​
  
-Se você desejar compilar aplicativos que se utilizem da biblioteca Ncurses, deve instalar o pacote ncurses-dev. Note que este pacote também fornece uma variedade de pequenos programas como o //tic// ou o //tack//:+Se você desejar compilar aplicativos que se utilizem da biblioteca Ncurses, deve instalar o pacote ​//ncurses-dev//. Note que este pacote também fornece uma variedade de pequenos programas como o //tic// ou o //tac//:
  
 <​code>​$ tazpkg search ncurses</​code>​ <​code>​$ tazpkg search ncurses</​code>​
 
pt/handbook/development.txt · Last modified: 2015/12/28 17:45 by genesis