SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png
Translations of this page:

This is an old revision of the document!


Instalação

Introdução

Este documento fornece informações e instruções necessárias sobre como instalar o SliTaz em um disco rígido - isto deve levar aproximadamente 10 minutos. O LiveCD do SliTaz se expande a 80 Mb, assim nós sugerimos um mínimo de 120 Mb de espaço livre. Deste modo você poderá instalar mais alguns pacotes. Se você puder usar o LiveCD, você provavelmente pode instalar o SliTaz.

Instalação Usando o Slitaz Installer

O SliTaz provê um instalador simples de usar que pode ser iniciado do menu Ferramentas do Sistema. As mensagens do instalador do SliTaz 2.0 estão disponíveis em inglês, mas usuários de outras línguas deverão estar aptos a usá-lo com estas instruções complementares.

Tipo de instalação

O primeiro passo lhe permite escolher o tipo de instalação: nova instalação ou upgrade de sistema. Na maioria dos casos você irá querer uma instalação nova e limpa. Confirmando isto o instalador irá montar o dispositivo de cdrom master e procurará o sistema de arquivos comprimido (rootfs.gz). Se nenhum sistema de arquivos for achado, então a instalação será abortada.

Se você tiver dificuldades porque o sistema de arquivos comprimido não foi achado, por favor confira se o CD do SliTaz está no dispositivo de CD/DVD master. Se o problema persistir você pode usar uma imagem ISO baixada da internet e montá-la em /media/cdrom onde o HD Installer espera encontrá-la:

# mount -o loop slitaz-2.0.iso /media/cdrom

Partição alvo

O segundo passo é a configuração de partição. Se você já tem uma partição livre você pode usá-la diretamente, se não você terá que criar uma em modo gráfico com o Gparted ou a partir da linha de comando com fdisk. Por exemplo, se você quer instalar o SliTaz na primeira partição do primeiro disco reconhecido como hda:

/dev/hda1

Formatação

O próximo passo o permite formatar a partição alvo em ext3. O Ext3 é um sistema de arquivos robusto, estável e com suporte a journaling. Se a partição já estiver formatada, você pode pular este passo, se não só confirme. Aviso: Formatar uma partição destruirá todos os dados atuais.

Hostname (Nome do host)

A configuração de Hostname o deixa colocar o nome da máquina. O hostname é internamente usado para identificar a máquina na rede. Este valor pode ser mudado depois do sistema ser instalado.

Gerenciador de Boot - GRUB

Quando o processo de instalação é finalizado você tem a opção para instalar o gerenciador de boot GRUB que é capaz de dar boot em quase qualquer tipo de sistema operacional. Se você quer usar uma instalação existente do GRUB, pule este passo e acrescente as linhas corretas para o arquivo de configuração do GRUB (menu.lst). Note que o Instalador do SliTaz cria um arquivo de configuração no local especificado que pode ser usado como um exemplo (/mnt/target/boot/grub/menu.lst).

Fim da instalação

Quando o Instalador finalmente terminar seu trabalho você tem a opção de sair ou diretamente reiniciar seu novo sistema operacional GNU/Linux SliTaz. O primeiro boot é semelhante ao LiveCD, você será questionado sobre linguagem, teclado, placa de som e seleção de tela. Reinicios futuros não pedirão mais detalhes de configuração, mas todos os valores ou podem ser mudados manualmente ou com as ferramentas do projeto como tazlocale ou tazx.

Instalação manual

O SliTaz também pode ser instalado manualmente a partir da linha de comando. Para a instalação manual do SliTaz você pode usar um cdrom ou uma imagem ISO. Os comandos seguintes podem ser copiados/colados do Firefox para Xterm.

A primeira coisa que você tem que fazer é preparar uma partição alvo e montá-la. Exemplo que usa partição /dev/hda1:

# mkdir /mnt/target
# mount /dev/hda1 /mnt/target

Montagem do cdrom ou imagem ISO

Agora você tem que montar o cdrom:

# mount /dev/cdrom /media/cdrom

Ou uma imagem ISO:

# mount -o loop slitaz-2.0.iso /media/cdrom

Instalar e extrair

A meta agora é copiar os arquivos necessários da mídia na partição alvo e então extrair o sistema de arquivos comprimido (rootfs.gz). Crie um diretório de boot e instale o Kernel Linux:

# mkdir /mnt/target/boot
# cp -a /media/cdrom/boot/vmlinuz-* /mnt/target/boot

Copie o rootfs:

# cp /media/cdrom/boot/rootfs.gz /mnt/target

Agora que os arquivos necessários estão presentes, você pode mudar (cd) para o diretório alvo e descomprimir o sistema de arquivos com lzma e cpio:

# cd /mnt/target
# lzma d rootfs.gz -so | cpio -id 
# rm rootfs.gz init

Isso é tudo, o SliTaz está instalado. Antes de reiniciar seu novo GNU/Linux SliTaz por favor cheque se você tem um gerenciador de boot (GRUB ou Lilo) e adicione as linhas necessárias para dar boot no SliTaz.

Gerenciador de boot GRUB

O GRUB é um gerenciador de boot universal capaz de dar boot em quase qualquer sistema operacional, como Linux, BSD ou Windows. O GRUB usa um único arquivo de configuração nomeado menu.lst, se você usou o instalador do SliTaz e instalou o GRUB não precisa instalar o GRUB manualmente, só reinicie.

Instalação do GRUB no mbr, usando o diretório raiz /mnt/target (a partição alvo montada) e o disco nomeado hda:

# grub-install --root-directory=/mnt/target /dev/hda

Agora você pode criar um arquivo de configuração do GRUB e adicionar as linhas que darão boot no SliTaz. O arquivo menu.lst pode ser editado com seu editor de texto favorito como Nano ou Leafpad:

# leafpad /mnt/target/boot/grub/menu.lst

/boot/grub/menu.lst - Exemplo

title    SliTaz GNU/Linux 2.0 (Kernel 2.6.25.5-slitaz)
root     (hd0,0)
kernel   /boot/vmlinuz-2.6.25.5-slitaz root=/dev/hda1 vga=normal

Verifique novamente se tudo está no lugar antes de reiniciar:

# reboot
 
pt/handbook/installation.1278602091.txt.gz · Last modified: 2015/07/18 02:17 (external edit)