SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revision Previous revision
Next revision
Previous revision
pt:handbook:installation [2015/07/18 02:43]
genesis
pt:handbook:installation [2015/07/18 19:34] (current)
genesis adição de seções traduzidas
Line 55: Line 55:
 No próximo passo você tem a opção de instalar o gerenciador de boot GRUB e habilitar um dual-boot com um Windows. O GRUB é capaz de dar boot em quase qualquer tipo de sistema operacional e pode ser configurado através de um arquivo de texto compreensível por humanos; mudanças neste arquivo são instantâneas e não necessitam de comandos adicionais para surtirem efeito. No próximo passo você tem a opção de instalar o gerenciador de boot GRUB e habilitar um dual-boot com um Windows. O GRUB é capaz de dar boot em quase qualquer tipo de sistema operacional e pode ser configurado através de um arquivo de texto compreensível por humanos; mudanças neste arquivo são instantâneas e não necessitam de comandos adicionais para surtirem efeito.
  
-Se você quer usar uma instalação existente do GRUB, pule este passo e acrescente as linhas corretas para o arquivo de configuração do GRUB (menu.lst); veja abaixo para mais informações. Note que o Instalador do SliTaz cria um arquivo de configuração no local especificado que pode ser usado como um exemplo (///​mnt/​target/​boot/​grub/​menu.lst//​).+Se você quer usar uma instalação existente do GRUB, pule este passo e acrescente as linhas corretas para o arquivo de configuração do GRUB (menu.lst); ​[[http://​doc.slitaz.org/​pt:​handbook:​installation?&#​gerenciador-de-boot-grub1|veja abaixo]] para mais informações. Note que o Instalador do SliTaz cria um arquivo de configuração no local especificado que pode ser usado como um exemplo (///​mnt/​target/​boot/​grub/​menu.lst//​).
  
 ==== Fim da instalação ==== ==== Fim da instalação ====
Line 63: Line 63:
 ===== Instalação manual ===== ===== Instalação manual =====
  
-O SliTaz também pode ser instalado manualmente a partir da linha de comando. Para a instalação manual do SliTaz você pode usar um cdrom ou uma imagem ISO. Os comandos seguintes podem ser copiados/​colados do Firefox ​para Xterm.+O SliTaz também pode ser instalado manualmente a partir da linha de comando. Para a instalação manual do SliTaz você pode usar um cdrom ou uma imagem ISO. Os comandos seguintes podem ser copiados/​colados do navegador ​para o terminal (//xterm// ou //sakura//).
  
 A primeira coisa que você tem que fazer é preparar uma partição alvo e montá-la. Exemplo que usa partição ///​dev/​hda1//:​ A primeira coisa que você tem que fazer é preparar uma partição alvo e montá-la. Exemplo que usa partição ///​dev/​hda1//:​
Line 92: Line 92:
  
 <​code>#​ cp /​media/​cdrom/​boot/​rootfs.gz /​mnt/​target</​code>​ <​code>#​ cp /​media/​cdrom/​boot/​rootfs.gz /​mnt/​target</​code>​
 +
 +<​note>​
 +Desde o SliTaz 4.0, múltiplos rootfs devem ser copiados.
 +<​code>​ # cp /​media/​cdrom/​boot/​rootfs* /mnt/target </​code>​
 +Você também pode copiar apenas o rootfs4.gz para obter uma instalação mínima, com linha de comando.
 +</​note>​
  
 Agora que os arquivos necessários estão presentes, você pode mudar (cd) para o diretório alvo e descomprimir o sistema de arquivos com //lzma// e //cpio//: Agora que os arquivos necessários estão presentes, você pode mudar (cd) para o diretório alvo e descomprimir o sistema de arquivos com //lzma// e //cpio//:
  
 <​code>#​ cd /mnt/target <​code>#​ cd /mnt/target
-# lzma rootfs.gz -so | cpio -id +# lzma rootfs.gz -so | cpio -id 
 # rm rootfs.gz init # rm rootfs.gz init
 </​code>​ </​code>​
  
-Isso é tudo, o SliTaz está instaladoAntes de reiniciar seu novo GNU/Linux SliTaz por favor cheque se você tem um gerenciador de boot (GRUB ou Lilo) e adicione as linhas necessárias para dar boot no SliTaz.+<​note>​ 
 +Para o SliTaz 4.0 em diante: 
 +<​code>​ 
 + # cd /​mnt/​target 
 + # unlzma < rootfs4.gz | cpio -id  
 + # unlzma < rootfs3.gz | cpio -id  
 + # unlzma < rootfs2.gz | cpio -id  
 + # unlzma < rootfs1.gz | cpio -id  
 + # rm rootfs* init 
 +</​code>​ 
 +</​note>​ 
 + 
 +Isso é tudo, o SliTaz está instaladoAntes de reiniciar seu novo GNU/Linux SliTaz por favor cheque se você tem um gerenciador de boot (GRUB ou Lilo) e adicione as linhas necessárias para dar boot no SliTaz ​(veja abaixo).
  
 ===== Gerenciador de boot GRUB ===== ===== Gerenciador de boot GRUB =====
Line 106: Line 124:
 O GRUB é um gerenciador de boot universal capaz de dar boot em quase qualquer sistema operacional,​ como Linux, BSD ou Windows. O GRUB usa um único arquivo de configuração nomeado //​menu.lst//,​ se você usou o instalador do SliTaz e instalou o GRUB não precisa instalar o GRUB manualmente,​ só reinicie. O GRUB é um gerenciador de boot universal capaz de dar boot em quase qualquer sistema operacional,​ como Linux, BSD ou Windows. O GRUB usa um único arquivo de configuração nomeado //​menu.lst//,​ se você usou o instalador do SliTaz e instalou o GRUB não precisa instalar o GRUB manualmente,​ só reinicie.
  
-Instalação do GRUB no mbr, usando o diretório raiz ///​mnt/​target//​ (a partição alvo montada) e o disco nomeado hda:+Por outro lado, para instalar o GRUB no MBR (Master Boot Record), usando o diretório raiz ///​mnt/​target//​ (a partição alvo montada) e o disco nomeado hda (note a falta proposital do número da partição):
  
 <​code>#​ grub-install --root-directory=/​mnt/​target /​dev/​hda</​code>​ <​code>#​ grub-install --root-directory=/​mnt/​target /​dev/​hda</​code>​
Line 124: Line 142:
  
 <​code>#​ reboot</​code>​ <​code>#​ reboot</​code>​
 +
 +===== Dual-Boot com Windows =====
 +
 +Uma dúvida frequente no [[http://​forum.slitaz.org/​|Fórum da Comunidade]] é como fazer um dual-boot com SliTaz e Windows. Esta é uma tarefa simples; só é preciso adicionar as seguintes linhas ao arquivo ///​boot/​grub/​menu.lst//:​
 +
 +<​file>​
 +title   ​Microsoft Windows
 +        rootnoverify (hd0,0)
 +        chainloader +1
 +</​file>​
 +
 +Neste exemplo, a instalação de Windows reside no primeiro disco rígido (hd0) e na primeira partição deste disco (o segundo zero, após a vírgula). Isso pode ser modificado de acordo com a necessidade do usuário. Se fosse o contrário, com o Windows instalado na segunda partição, depois do SliTaz, a linha seria esta:
 +
 +<​file>​rootnoverify (hd0,​1)</​file>​
 +
 +A maioria dos sistemas operacionais ou contém seu próprio gerenciador de boot (caso do Windows e do BSD), ou podem ser iniciados diretamente com o GRUB.
 +
 +===== Instalando o SliTaz em um dispositivo USB =====
 +
 +Se você quer instalar o SliTaz em um dispositivo USB (como um pendrive), você deve adicionar um pequeno atraso (//​rootdelay//​) para permitir que o kernel do Linux detecte o dispositivo.
 +
 +Para incluir este opção, edite seu arquivo //​menu.lst//​ e inclua o argumento //​rootdelay//:​
 +
 +<​file>​
 +title  SliTaz GNU/Linux 3.0 (Kernel 2.6.34-slitaz)
 +       ​root(hd0,​0)
 +       ​kernel /​boot/​vmlinuz-2.6.34-slitaz root=/​dev/​sda1 vga=normal rootdelay=10
 +</​file>​
 +
 +===== Compartilhando uma partição =====
 +
 +Nem sempre é necessário formatar uma partição. Você pode compartilhar uma partição com outro sistema operacional e instalar o SliTaz em um [[http://​doc.slitaz.org/​pt:​guides:​uncommoninst#​loop-install|arquivo loop]] ou em um [[http://​doc.slitaz.org/​pt:​guides:​uncommoninst#​subdirectory-install-in-a-posix-filesystem|subdiretório]].
 
pt/handbook/installation.1437180195.txt.gz · Last modified: 2015/07/18 02:43 by genesis