SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Next revision
Previous revision
pt:handbook:multimedia [2010/02/23 06:37]
claudinei created
pt:handbook:multimedia [2015/12/28 17:39] (current)
genesis [mhWaveEdit - Editor e gravador de áudio]
Line 1: Line 1:
 ====== Multimídia ====== ====== Multimídia ======
 +
 +===== Áudio e vídeo no SliTaz =====
  
 O SliTaz em modo LiveCd fornece suporte a som mas nenhum reprodutor de vídeo, no entanto você pode assistir vídeos do Youtube instalando o pacote //​get-flash-plugin//​. Para assistir vídeos você pode usar o Xine, que suporta a maioria dos formatos de vídeo como avi, mov, mpeg, etc. Note que o Xine também pode ser utilizado como um reprodutor de áudio. Em relação a som, tanto um mixer (alsamixer) como um reprodutor de audio (alsaplayer) são instalador por padrão no LiveCd oficial. O SliTaz também provê ferramentas para configurar a placa de som. O SliTaz em modo LiveCd fornece suporte a som mas nenhum reprodutor de vídeo, no entanto você pode assistir vídeos do Youtube instalando o pacote //​get-flash-plugin//​. Para assistir vídeos você pode usar o Xine, que suporta a maioria dos formatos de vídeo como avi, mov, mpeg, etc. Note que o Xine também pode ser utilizado como um reprodutor de áudio. Em relação a som, tanto um mixer (alsamixer) como um reprodutor de audio (alsaplayer) são instalador por padrão no LiveCd oficial. O SliTaz também provê ferramentas para configurar a placa de som.
Line 5: Line 7:
 ===== Configure a placa de som ===== ===== Configure a placa de som =====
  
-No modo LiveCd o SliTaz configura automaticamente a placa de som executando ​um diálogo. Na maioria dos casos a placa de som é reconhecida ​instantâneamente ​e você pode simplestemte teclar ENTER para proceder ao login e ter o som funcionando. No entanto, algumas vezes sua placa pode não ser reconhecida na inicialização ou simplesmente não suportada. Antes de se jogar de um prédio, você pode tentar configurar a placa manualmente solicitando ajuda na lista de discussão ou na área de hardware do fórum de suporte.+No modo LiveCd o SliTaz configura automaticamente a placa de som executando ​uma caixa de diálogo. Na maioria dos casos a placa de som é reconhecida ​instantaneamente ​e você pode simplestemte teclar ENTER para proceder ao login e ter o som funcionando. No entanto, algumas vezes sua placa pode não ser reconhecida na inicialização ou simplesmente não suportada. Antes de se jogar de uma ponte, você pode tentar configurar a placa manualmente solicitando ajuda na lista de discussão ou na área de hardware do fórum de suporte.
    
-==== Soundconf ​====+=== Soundconf ===
  
 Para configurar ou reconfigurar a placa de som, o SliTaz fornece um script (soundconf):​ este utilitário é usado na inicialização e não requisita do usuário nenhuma informação,​ suporta os módulos corretos e configura automaticamente o arquivo ///​etc/​rsS.conf//,​ permitindo que o driver certo seja carregado a cada novo início de sistema. O Soundconf ajusta os níveis de volume automaticamente - você pode mudar as configurações a partir do mixer e do //​alsactl//​. Para iniciar a interface de configuração do som, você deve possuir privilégios de administrador e digitar: Para configurar ou reconfigurar a placa de som, o SliTaz fornece um script (soundconf):​ este utilitário é usado na inicialização e não requisita do usuário nenhuma informação,​ suporta os módulos corretos e configura automaticamente o arquivo ///​etc/​rsS.conf//,​ permitindo que o driver certo seja carregado a cada novo início de sistema. O Soundconf ajusta os níveis de volume automaticamente - você pode mudar as configurações a partir do mixer e do //​alsactl//​. Para iniciar a interface de configuração do som, você deve possuir privilégios de administrador e digitar:
Line 13: Line 15:
 <​code>#​ soundconf</​code>​ <​code>#​ soundconf</​code>​
  
-==== Alsactl ​====+=== Alsactl ===
  
-O Alsactl controla o alsa e pode armazenar configurações ou recuperar o som, por exemplo, mantendo as preferências a cada novo início de sistema. Ao se configurar o som com o soundconf, os volumes são ajustados automaticamente. Pode-se usar o alsamixer como root para mudar os valores e então executar o alsactl para guardar a configuração:​+O Alsactl controla o alsa e pode armazenar configurações ou recuperar o som, por exemplo, mantendo as preferências a cada novo início de sistema. Ao se configurar o som com o soundconf, os volumes são ajustados automaticamente. Pode-se usar o alsamixer como root para mudar os valores e então executar o alsactl para guardar a configuração
 + 
 +Primeiro, inicie o alsactl: 
 + 
 +<​code>#​ alsactl init</​code>​ 
 + 
 +Depois, use o alsamixer para configurar o volume de acordo com sua preferência (você pode encontrá-lo no menu //​Aplicativos//​ --> //​Multimídia//​). Por fim, use o alsactl novamente para salvar suas configurações:
  
 <​code>#​ alsactl store</​code>​ <​code>#​ alsactl store</​code>​
Line 35: Line 43:
 ===== Asunder - Ripador de CDs de audio ===== ===== Asunder - Ripador de CDs de audio =====
  
-O Asunder obtém e codifica faixas de áudio de um CD. O kit de ferramentas é simples e fácil de usar, as faixas são codificadas em wav, ogg ou mp3 (por meio do pacote lame). Ele pode efetuar buscar em um banco de dados CDDB, criar listas de reprodução e editar nomes de arquivos. Você encontra o Asunder na categoria "​Multimídia"​ no menu.+O Asunder obtém e codifica faixas de áudio de um CD. O kit de ferramentas é simples e fácil de usar. As faixas são codificadas em wav, ogg ou mp3 (por meio do pacote lame). Ele pode efetuar buscar em um banco de dados CDDB, criar listas de reprodução e editar nomes de arquivos. Você encontra o Asunder na categoria "​Multimídia"​ no menu
 + 
 +===== mhWaveEdit - Editor e gravador de áudio ===== 
 + 
 +mhWaveEdit é uma aplicação gráfica para reprodução,​ gravação e edição de aurquivos de áudio. Formatos suportados: wav (padrão), e alguns outros. Uma variedade de outros formatos pode ser importada através do Mplayer. Para iniciá-lo pelo menu //​Aplicativos//,​ acesse //​Multimídia//​ --> //Editor de áudio mhWaveEdit//​.
  
 ===== MPD - Music Player Daemon ===== ===== MPD - Music Player Daemon =====
  
-O MPD é um pequeno porém poderoso reprodutor de música que se utiliza da arquitetura cliente/​servidor,​ o que significa que ele pode ser executado remotamente e sem a necessidade de um servidor gráfico X. Para instalar o MPD no SliTaz: ​//tazpkg get-install mpd//. Não há necessidade de privilégios de root para iniciar o servidor mpd, então pode-se iniciá-lo com:+O MPD é um pequeno porém poderoso reprodutor de música que se utiliza da arquitetura cliente/​servidor,​ o que significa que ele pode ser executado remotamente e sem a necessidade de um servidor gráfico X. Para instalar o MPD no SliTaz: ​ 
 + 
 +<​code>​ # tazpkg get-install mpd</code> 
 + 
 +Não há necessidade de privilégios de root para iniciar o servidor mpd, então pode-se iniciá-lo com:
  
 <​code>​$ mpd</​code>​ <​code>​$ mpd</​code>​
  
-E pará-lo ​com:+E pará-lo:
  
 <​code>​$ mpd --kill</​code>​ <​code>​$ mpd --kill</​code>​
Line 51: Line 67:
 ===== MPC - Music Player Client ===== ===== MPC - Music Player Client =====
  
-O MPC é um cliente para o MPD bem popular. Para carregar todos os arquivos da base de dados do MPD para o MPC e executá-los,​ instale-o ​com: //tazpkg get-install mpc// e execute:+O MPC é um cliente para o MPD bem popular. Para carregar todos os arquivos da base de dados do MPD para o MPC e executá-los,​ instale-o e execute-o:
  
-<​code>​$ mpc add /+<​code>​# tazpkg get-install mpc 
 +$ mpc add /
 $ mpc play $ mpc play
 </​code>​ </​code>​
Line 61: Line 78:
 ===== mpg123 ===== ===== mpg123 =====
  
-O mpg123 é um reprodutor de áudio de linha de comando e também um conversor de arquivo. Isto significa que você pode ouvir música ou converter arquivos a partir de um terminal. Para mostrar a ajuda, use a opção //--help//. Para reproduzir um arquivo mp3, execute mpg123 seguido do nome do arquivo de áudio:+O mpg123 é um reprodutor de áudio de linha de comando e também um conversor de arquivo. Isto significa que você pode ouvir música ou converter arquivos a partir de um terminal. ​Para instalá-lo:​ 
 + 
 +<​code>#​ tazpkg get-install mpg123</​code>​ 
 + 
 +Para mostrar a ajuda, use a opção //--help//. Para reproduzir um arquivo mp3, execute mpg123 seguido do nome do arquivo de áudio:
  
 <​code>​$ mpg123 sound.mp3</​code>​ <​code>​$ mpg123 sound.mp3</​code>​
Line 71: Line 92:
 ===== Mplayer ===== ===== Mplayer =====
  
-O Mplayer é um reprodutor de filmes bem conhecido para Linux que suporta vários formatos de arquivos, incluindo DVD, VCD, mpeg, wmv, realvideo, etc. Também suporta vários codecs de áudio como aac, wma, realaudio, assim como ogg, flac, etc. É configurado com um menu acessado por um clique do botão direito e pode ser customizado por meio de várias skins e interfaces gráficas, que permitem a fácil configuração de drivers de vídeo, dispositos de saída e outras opções.+O Mplayer é um reprodutor de filmes bem conhecido para Linux que suporta vários formatos de arquivos, incluindo DVD, VCD, mpeg, wmv, realvideo, etc. Também suporta vários codecs de áudio como aac, wma, realaudio, assim como ogg, flac, etc. É configurado com um menu acessado por um clique do botão direito e pode ser customizado por meio de várias skins e interfaces gráficas, que permitem a fácil configuração de drivers de vídeo, dispositos de saída e outras opções. ​Pata instalar o Mplayer: 
 + 
 +<​code>#​ tazpkg get-install mplayer-svn</​code>​
  
 ===== Xine ===== ===== Xine =====
Line 80: Line 103:
  
 [[http://​xinehq.de/​index.php/​home|Website]] oficial do Xine. [[http://​xinehq.de/​index.php/​home|Website]] oficial do Xine.
 +
 +===== VLC Media Player =====
 +
 +VLC Media Player é um player mutimídia altamente compatível e um framework multimídia capaz de reconhecer a maioria dos formatos de aúdio e vídeo (MPEG-2, MPEG-4, H.264, DivX, MPEG-1, mp3, ogg, aac ...), assim como ler DVDs, CDs de áudio, VCDs, e vários protocolos de streaming. Para instalar o VLC Media Player:
 +
 +<​code>​ # tazpkg get-install vlc </​code>​
 +
 +[[http://​www.videolan.org/​vlc/​|Website]] oficial do VLC
 +
 
pt/handbook/multimedia.1266903452.txt.gz · Last modified: 2010/07/08 17:19 (external edit)