SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png
Translations of this page:

Gerenciadores de Conteúdo

Dokuwiki

O Dokuwiki (http://www.dokuwiki.org/) é uma wiki leve e poderosa que utiliza o PHP e arquivos texto para guardar as páginas, sem que seja necessária a utilização de uma base de dados. Para usar este gerenciador de conteúdo, basta instaladar um servidor web (lighttpd ou apache) e o PHP.

Drupal

O Drupal é um poderoso CMS (Sistema de gerenciamento de conteúdo) que utiliza o PHP como linguagem de programação que opera no servidor e a base de dados MySQL. Para instalar o Drupal e tê-lo funcionando em alguns minutos é preciso instalar primeiramente o servidor web (lighttpd), o PHP e o MySQL:

# tazpkg get-install lighttpd
# tazpkg get-install php
# tazpkg get-install mysql

Então basta fazer o download da última versão em http://drupal.org/ e criar um domínio virtual ou ir até o diretório público e descomprimir o fonte do Drupal:

$ mkdir ~/Public && cd Public
$ tar xzf drupal-*

Agora é preciso modificar a permissão de alguns arquivos para que o Drupal possa ter permissão de escrita no sistema de arquivos durante o processo de instalação e sua execução:

$ cd drupal-*/sites
$ chmod 777 default
$ cp default/default.settings.php default/settings.php
$ chmod 666 default/settings.php

Deve-se, então, criar uma base de dados MySQL e utilizar o navegador web de sua escolha para instalar o Drupal através de sua interface web. Quando o processo de instalação terminar deve-se modificar novamente as permissões de arquivo e iniciar o aplicativo para personalizá-lo. Para mudar as permissões

$ cd ..
$ chmod 755 sites/default
$ chmod 644 sites/default/settings.php

Para assegurar futuras atualizações da instalação do Drupal deve-se colocar todos os módulos adicionais e temas no diretório: site/all. Para se preparar para futuras adições de módulos e temas:

$ mkdir sites/all/modules
$ mkdir sites/all/themes

Online

 
pt/handbook/server-apps.txt · Last modified: 2010/07/08 17:14 (external edit)