SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Next revision
Previous revision
pt:handbook:systemtools [2010/02/23 06:46]
claudinei created
pt:handbook:systemtools [2015/12/28 17:58] (current)
genesis [Gparted - Particionamento de discos]
Line 3: Line 3:
 ===== Clex - Gerenciador de arquivos em modo texto ===== ===== Clex - Gerenciador de arquivos em modo texto =====
  
-Para navegar entre diretórios pode-se usar o comando //cd// na linha de comando ou executar ​gerenciador ​de arquivos ClexEle é feito em ncurses sendo rápido e fácil de usar, podendo ser configurado pelos arquivos //​~/​.clexrc//​ e //​~/​.clexbm//​ (bookmarks) ou por meio do painel (ctrl -g). Para iniciar o clex de um terminal ou console:+Para navegar entre diretórios pode-se usar o comando //cd// na linha de comando ou instalar ​Gerenciador ​de arquivos Clex
 + 
 +<​code>#​ tazpkg get-install clex</​code>​ 
 + 
 +Ele é feito em //ncurses// sendo rápido e fácil de usar, podendo ser configurado pelos arquivos //​~/​.clexrc//​ e //​~/​.clexbm//​ (bookmarks) ou por meio do painel (ctrl -g). Para iniciar o clex de um terminal ou console:
  
 <​code>​$ clex</​code>​ <​code>​$ clex</​code>​
Line 9: Line 13:
 ===== PCmanFM - Gerenciador de Arquivos ===== ===== PCmanFM - Gerenciador de Arquivos =====
  
-O PCManFM é um gerenciador de arquivos que fornece diversas funções úteis para tarefas rotineiras, como gerenciar dispositivos,​ abrir terminais no diretório atual, navegação por abas, arrastar e soltar, criar diretórios ou gerenciar permissões de arquivos. Contém bookmarks (favoritos) que permitem uma navegação mais rápida, procurar funções e muito mais. Ele pode ser executado com algumas opções de linha de comando - que podem, por exemplo, configurar o papel de parede ou abrir diretórios em uma nova aba, etc. Para uma lista completa de opções: ​//$ pcmanfm --help-all//.+O PCManFM é um gerenciador de arquivos que fornece diversas funções úteis para tarefas rotineiras, como gerenciar dispositivos,​ abrir terminais no diretório atual, navegação por abas, arrastar e soltar, criar diretórios ou gerenciar permissões de arquivos. Contém bookmarks (favoritos) que permitem uma navegação mais rápida, procurar funções e muito mais. Ele pode ser executado com algumas opções de linha de comando - que podem, por exemplo, configurar o papel de parede ou abrir diretórios em uma nova aba, etc. Para uma lista completa de opções: ​ 
 + 
 +<​code>​$ pcmanfm --help-all</code>
  
 O PCManFM suporta hotkeys (firefox) e o menu de contexto (clique direito em algum arquivo ou diretório) torna fácil descompactar arquivos //​.tar.gz//,​ compactar e criar arquivos. O PCManFM suporta hotkeys (firefox) e o menu de contexto (clique direito em algum arquivo ou diretório) torna fácil descompactar arquivos //​.tar.gz//,​ compactar e criar arquivos.
Line 15: Line 21:
 ===== Htop - Visualizador de processos do sistema ===== ===== Htop - Visualizador de processos do sistema =====
  
-O Htop é um visualizador de processos do sistema que mostra a carga da cpu, o estado da memória (RAM) e a quantidade de memória swap usada. Pode também mostrar o número de tarefas, o uptime e os PIDs dos processos ativos. Este aplicativo pode ser controlado pelo teclado no modo console, pelo mouse num terminal X (xterm) e oferece opções de configuração por meio da tecla F2. O Htop permiter, ​tambémmatar processos ​e a seleção de items por meio das teclas para cima/para baixo ou por um clique do mouse. Note que o SSH também pode ser usado via SSH para monitorar um servidor remoto:+O Htop é um visualizador de processos do sistema que mostra a carga da cpu, o estado da memória (RAM) e a quantidade de memória swap usada. Pode também mostrar o número de tarefas, o uptime e os PIDs dos processos ativos. Este aplicativo pode ser controlado pelo teclado no modo console, pelo mouse num terminal X (xterm) e oferece opções de configuração por meio da tecla F2. O Htop permite ​também matar processos ​- você pode selecionar ​items por meio das teclas para cima/para baixo ou por um clique do mouse. Note que o htop também pode ser usado via SSH para monitorar um servidor remoto:
  
-<​code>​htop</​code>​+<​code>​# tazpkg get-install ​htop</​code>​ 
 + 
 +===== LXTask - Visualisador gráfico dos processos do sistema ===== 
 +LXTask é o visualizador padrão de processos do sistema no SliTaz. Oferece as mesmas funções do Htop, exceto a habilidade de controlá-lo remotamente. Você pode iniciá-lo pelo menu //Sistema// --> //​Gerenciador de tarefas//.
  
 ===== Mountbox - Montagem de dispositivos ===== ===== Mountbox - Montagem de dispositivos =====
Line 25: Line 34:
 ===== Gparted - Particionamento de discos ===== ===== Gparted - Particionamento de discos =====
  
-O Gparted é um aplicativo gráfico que torna possível o gerenciamento de partições de um disco rígido local ou de uma mídia USB. Permite a reformatação,​ redimensionamento ou checagem de uma partição de um disco e é a ferramenta ideal que você precisa para preparar uma partição para a instalação do SliTaz. O Gparted suporta os sistemas de arquivo próprios do GNU/Linux (ext2 ext3) via //mkfs// e o Parted automaticamente trata as dependências.+O Gparted é um aplicativo gráfico que torna possível o gerenciamento de partições de um disco rígido local ou de uma mídia USB. Permite a reformatação,​ redimensionamento ou checagem de uma partição de um disco e é a ferramenta ideal que você precisa para preparar uma partição para a instalação do SliTaz. O Gparted suporta os sistemas de arquivo próprios do GNU/Linux (ext2ext3 e ext4) via //mkfs// e o Parted automaticamente trata as dependências.
  
-===== Suporte aos sistemas de arquivo FAT e NTFS =====+=== Suporte aos sistemas de arquivo FAT e NTFS ===
  
 Para obter suporte para os sistemas de arquivos do Windows FAT16 e FAT32, deve-se instalar o pacote //​dosfstools//​. Para habilitar o suporte a leitura e escrita em partições NTFS, é necessária a instalação dos pacotes: //fuse//, //ntfs-3g// e //​ntfsprogs//​. Para obter suporte para os sistemas de arquivos do Windows FAT16 e FAT32, deve-se instalar o pacote //​dosfstools//​. Para habilitar o suporte a leitura e escrita em partições NTFS, é necessária a instalação dos pacotes: //fuse//, //ntfs-3g// e //​ntfsprogs//​.
 +
 
pt/handbook/systemtools.1266903995.txt.gz · Last modified: 2010/07/08 17:19 (external edit)