SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png
This translation is older than the original page and might be outdated. See what has changed.
Translations of this page:

This is an old revision of the document!


Ferramentas do Sistema

Clex - Gerenciador de arquivos em modo texto

Para navegar entre diretórios pode-se usar o comando cd na linha de comando ou instalar o Gerenciador de arquivos Clex:

# tazpkg get-install clex

Ele é feito em ncurses sendo rápido e fácil de usar, podendo ser configurado pelos arquivos ~/.clexrc e ~/.clexbm (bookmarks) ou por meio do painel (ctrl -g). Para iniciar o clex de um terminal ou console:

$ clex

PCmanFM - Gerenciador de Arquivos

O PCManFM é um gerenciador de arquivos que fornece diversas funções úteis para tarefas rotineiras, como gerenciar dispositivos, abrir terminais no diretório atual, navegação por abas, arrastar e soltar, criar diretórios ou gerenciar permissões de arquivos. Contém bookmarks (favoritos) que permitem uma navegação mais rápida, procurar funções e muito mais. Ele pode ser executado com algumas opções de linha de comando - que podem, por exemplo, configurar o papel de parede ou abrir diretórios em uma nova aba, etc. Para uma lista completa de opções:

$ pcmanfm --help-all

O PCManFM suporta hotkeys (firefox) e o menu de contexto (clique direito em algum arquivo ou diretório) torna fácil descompactar arquivos .tar.gz, compactar e criar arquivos.

Htop - Visualizador de processos do sistema

O Htop é um visualizador de processos do sistema que mostra a carga da cpu, o estado da memória (RAM) e a quantidade de memória swap usada. Pode também mostrar o número de tarefas, o uptime e os PIDs dos processos ativos. Este aplicativo pode ser controlado pelo teclado no modo console, pelo mouse num terminal X (xterm) e oferece opções de configuração por meio da tecla F2. O Htop permite também matar processos - você pode selecionar items por meio das teclas para cima/para baixo ou por um clique do mouse. Note que o htop também pode ser usado via SSH para monitorar um servidor remoto:

# tazpkg get-install htop

Mountbox - Montagem de dispositivos

O Mountbox é um pequeno aplicativo GTK+ que monta rapidamente dispositivos como um drive USB, um disco rígido ou um cdrom. Pode ser executado de um terminal ou pelo menu “Ferramentas do Sistema”. Simplesmente informe qual o periférico (dispositivo) e o ponto de montagem, isto é, o diretório em que se deseja acessar a mídia em questão. Tipicamente um CD é montado no diretório /media/cdrom, uma mídia USB em /media/flash e discos rígidos da máquina local em /mnt. Note que este Manual oferece maiores informações sobre dispositivos.

Gparted - Particionamento de discos

O Gparted é um aplicativo gráfico que torna possível o gerenciamento de partições de um disco rígido local ou de uma mídia USB. Permite a reformatação, redimensionamento ou checagem de uma partição de um disco e é a ferramenta ideal que você precisa para preparar uma partição para a instalação do SliTaz. O Gparted suporta os sistemas de arquivo próprios do GNU/Linux (ext2 e ext3) via mkfs e o Parted automaticamente trata as dependências.

Suporte aos sistemas de arquivo FAT e NTFS

Para obter suporte para os sistemas de arquivos do Windows FAT16 e FAT32, deve-se instalar o pacote dosfstools. Para habilitar o suporte a leitura e escrita em partições NTFS, é necessária a instalação dos pacotes: fuse, ntfs-3g e ntfsprogs.

 
pt/handbook/systemtools.1451320137.txt.gz · Last modified: 2015/12/28 17:28 by genesis