SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Next revision
Previous revision
pt:handbook:utilities [2010/02/22 05:36]
claudinei created
pt:handbook:utilities [2015/08/16 16:09] (current)
genesis [Galculator - Calculadora]
Line 1: Line 1:
 ====== Utilitários ====== ====== Utilitários ======
  
-===== Calculadora =====+===== Galculator - Calculadora =====
  
-Operações matemáticas podem ser feitas com a calculadora em modo texto //bc//. Abra um terminal ​digite diretamente //bc//. Para sairsimplesmente digite ​//quit//+Galculator é uma calculadora ​simples baseada ​em GTK2 que apresenta os modos básico, papel (linha de comando, ​//cmdline//) e científicoVocê pode facilmente alternar entre as bases numéricas decimal, hexadecimal,​ binária etc. Suporta também a notação comum a notação reversa polonesa. 
- +Para localizá-la no menuacesse ​//Acessórios// -> //​Calculadora Científica//​.
-<code>$ bc +
-23+45 <​ENTER>​ +
-68 +
- +
-quit +
-</code>+
  
 ===== Cdrkit - Gravar e manipular CD/DVD-R ou RW ===== ===== Cdrkit - Gravar e manipular CD/DVD-R ou RW =====
Line 28: Line 22:
 ==== Crie uma imagem ISO 9660 ==== ==== Crie uma imagem ISO 9660 ====
  
-Para gravar dados em um CD/DVD, você tem que ter uma imagem ISO primeiro. Para começar nós temos que criar um diretório para conter todos os arquivos a serem gravados. Você pode copiar seus arquivos na linha de comando com //cp//, com o gerenciador de arquivos //Clex// ou em modo gráfico com o //emelFM2//. Para criar um diretório nomeado //iso/// na raiz do espaço de usuário e copiar todos os arquivos contidos em //​Documents///:​+Para gravar dados em um CD/DVD, você tem que ter uma imagem ISO primeiro. Para começar nós temos que criar um diretório para conter todos os arquivos a serem gravados. Você pode copiar seus arquivos na linha de comando com //cp//, com o gerenciador de arquivos //Clex// ou em modo gráfico com o //PCManFM2//. Para criar um diretório nomeado //iso/// na raiz do espaço de usuário e copiar todos os arquivos contidos em //​Documents///:​
  
 <​code>​$ mkdir ~/iso  <​code>​$ mkdir ~/iso 
Line 64: Line 58:
 ===== Nano ===== ===== Nano =====
  
-O editor de texto padrão do SliTaz é o Nano. Uma vez iniciado você pode usar <Ctrl + g> para o menu de ajuda. Para iniciar o Nano, você pode digitar //nano// no console ou em um terminal xterm ou a partir do menu --> ​Editors ​--> Nano.+O editor de texto padrão do SliTaz é o Nano. Uma vez iniciado você pode usar <Ctrl + g> para o menu de ajuda. Para iniciar o Nano, você pode digitar //nano// no console ou em um terminal xterm ou a partir do Menu --> ​Utilitários ​--> Nano GNU Editor.
  
-O arquivo de inicialização /etc/nanorc inclui os arquivos de colorização de sintaxe encontrados em /​usr/​share/​nano. O arquivo de configuração de usuário é ~/nanorc. Para editar um arquivo diretamente,​ apenas digite nano precedido pelo nome do arquivo. Exemplo (<​Ctrl+x>​ para salvar & sair):+O arquivo de inicialização ​///etc/nanorc// inclui os arquivos de colorização de sintaxe encontrados em ///​usr/​share/​nano//. O arquivo de configuração de usuário é //~/nanorc//. Para editar um arquivo diretamente,​ apenas digite ​//nano// precedido pelo nome do arquivo. Exemplo (<​Ctrl+x>​ para salvar & sair):
  
- $ nano Templates/​script-shell.sh+<​code>​$ nano Templates/​script-shell.sh</​code>​
  
-LeafPad+===== LeafPad ​=====
  
 Leafpad é um editor de texto em modo gráfico muito leve e rápido, perfeito para tomar notas ou editar arquivos de configuração. Você vai achá-lo no menu ou pode rodá-lo diretamente em um arquivo pelo terminal: Leafpad é um editor de texto em modo gráfico muito leve e rápido, perfeito para tomar notas ou editar arquivos de configuração. Você vai achá-lo no menu ou pode rodá-lo diretamente em um arquivo pelo terminal:
  
- $ leafpad Templates/​script-shell.sh+<​code>​$ leafpad Templates/​script-shell.sh</​code>​
  
-ISO Master - Crie e edite ISOs+===== ISO Master - Crie e edite ISOs =====
  
 ISO Master é uma ferramenta gráfica que lhe permite editar, manipular e criar imagens ISO que podem ser armazenadas e gravadas depois, é simples e intuitivo e lhe permite criar imagens ISO do tamanho que você quiser. ISO Master é uma ferramenta gráfica que lhe permite editar, manipular e criar imagens ISO que podem ser armazenadas e gravadas depois, é simples e intuitivo e lhe permite criar imagens ISO do tamanho que você quiser.
Line 82: Line 76:
 Site Web : http://​littlesvr.ca/​isomaster/​ Site Web : http://​littlesvr.ca/​isomaster/​
  
-Xpad - Mini aplicativo de anotações+===== Xpad - Mini aplicativo de anotações ​=====
  
-Xpad é uma aplicação pequena pela qual você pode tomar notas rápidas através de um "​sticky note" (papel autocolante para pequenas anotações) exibido no desktop. Cada um consiste em um bloco de notas que você pode esconder e pode personalizar por um click com o botão direito na janela em questão. Uma vez iniciado você pode fechar o Xpad pelo dock localizado na barra de tarefas do gerenciador de janelas. As notas são armazenadas em seu diretório e estão disponíveis em cada sessão (se você usa mídia USB com o LiveCD ou em um sistema instalado).+Xpad é uma aplicação pequena pela qual você pode tomar notas rápidas através de um "​sticky note" (papel autocolante para pequenas anotações) exibido no desktop. Cada um consiste em um bloco de notas que você pode esconder e pode personalizar por um click com o botão direito na janela em questão. Uma vez iniciado você pode fechar o Xpad pelo dock localizado na barra de tarefas do gerenciador de janelas. As notas são armazenadas em seu diretório ​local e estão disponíveis em cada sessão (se você usa mídia USB com o LiveCD ou em um sistema instalado).
 
pt/handbook/utilities.1266813365.txt.gz · Last modified: 2010/07/08 17:19 (external edit)