SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png
Translations of this page:

This is an old revision of the document!


Servidor Web

Este capítulo descreve a configuração e uso do servidor de internet LightTPD. É um servidor de HTTP rápido, seguro, flexível e que consome pouca memória RAM. Habilita uma administração inteligente dos recursos da cpu e oferece suporte a FastCGI, CGI, Auth, compressão de Output, reescritura de URLs, etc. O LightTPD é um modo barato para hospedar seu próprio site em uma máquina antiga.

No SliTaz o servidor é lançado automaticamente na inicialização do sistema e é pré-configurado com PHP. A raiz dos documentos por padrão está em /var/www, contendo a página padrão index.html. Imagens são armazenadas no diretório images/. Website do LightTPD: http://www.lighttpd.net/

/var/www - Diretório raiz de documentos

A pasta /var/www é o diretório raiz de documentos - você pode ter acesso a ela pela URL http://localhost/. Se você quiser hospedar um site, você pode salvar todos seus documentos aqui. Se você quiser hospedar múltiplos sites, você precisará criar os hosts virtuais. Note que você também pode conferir o http://localhost/server-status.

~/Public - Diretório público de usuários

O SliTaz provê aos usuários do sistema um espaço público para colocar documentos, geralmente HTML. Este diretório chama-se Public e deve estar dentro da raiz de seu espaço de usuário, como por exemplo /home/tux/Public. Para criar este diretório use o comando mkdir:

$ mkdir ~/Public

Você pode ter acesso então pela URL: http://localhost/~tuxr/. Você também pode usar o nome de máquina ou o endereço IP se conectar de outro computador.

/etc/lighttpd/lighttpd.conf - arquivo de configuração do LightTPD

O arquivo de configuração principal do LightTPD (lighttpd.conf) é encontrado em /etc/lighttpd/. Este arquivo encontrado no SliTaz é auto-explicativo, leia-o para maiores informações. Você pode achar outros exemplos no website do LightTPD. No SliTaz você achará também o arquivo vhosts.conf para a configuração de qualquer host virtual (hospedar vários sites no mesmo servidor).

Inicie, pare, reinicie o servidor de internet

Por padrão o SliTaz inicia o servidor automaticamente no boot, para prevenir isto você precisa remover o lighttpd da variável RUN_DAEMONS localizado no arquivo de sistema /etc/rcS.conf. Para iniciar, parar ou reiniciar o servidor você pode usar os comandos: /etc/init.d/lighttpd [start|stop|restart]. Exemplo para reiniciar o servidor após mudar o arquivo de configuração:

# /etc/init.d/lighttpd restart

Scripts CGI usando Perl

Para configurar o servidor de LightTPD para localizar o caminho do binário do perl e usar CGI/Perl, você precisará instalar o perl e modificar o arquivo de configuração de servidor. Exemplo usando o Geany:

# tazpkg get-install perl
# geany /etc/lighttpd/lighttpd.conf &

E então adicionar as seguintes linhas:

# CGI module. Você pode instalar o Perl e atribuir scripts .pl e .cgi
# para o executável /usr/bin/perl
$HTTP["url"] =~ "/cgi-bin/" {
  cgi.assign = (
    ".sh" => "/bin/sh",
    ".cgi" => "/usr/bin/perl,
    ".pl" => "/usr/bin/perl
  )
}

Scripts CGI que usam Python

Para configurar o servidor LightTPD para localizar o caminho do binário python e usar CGI/Python, você precisará instalar o python e modificar o arquivo de configuração do servidor. Exemplo usando o Geany:

# tazpkg get-install python
# geany /etc/lighttpd/lighttpd.conf &

E então adicionar as seguintes linhas:

# CGI module. Você pode instalar o Python e atribuir scripts .py e .cgi
# para o executável /usr/bin/python
$HTTP["url"] =~ "/cgi-bin/" {
  cgi.assign = (
    ".sh" => "/bin/sh",
    ".cgi" => "/usr/bin/python,
    ".py" => "/usr/bin/python
  )
}

Para as mudanças fazerem efeito e para usar os seus primeiros scripts de CGI no SliTaz, apenas reinicie o servidor LightTPD:

# /etc/init.d/lighttpd restart

Autenticação - Proteção para os diretórios

LightTPD provê módulos de autenticação que podem, por exemplo, proteger um diretório. O servidor oferece vários métodos de autenticação, mas nós começaremos usando o método básico sem codificar qualquer senha. Para poder usar o módulo mod_auth você tem que instalar o pacote lighttpd-modules (tazpkg get-install lighttpd-modules). Uma vez instalado, o mod_auth deve ser adicionado à lista de módulos:

# Modules to load.
# See /usr/lib/lighttpd for all available modules.
#
server.modules = (
  "mod_access",
  "mod_auth",
  "...",
)

Agora você pode configurar os módulos especificando o nível de depuração (debug) e método (plain) e o caminho para o arquivo que contém uma lista de nomes usando uma senha protegida para ter acesso aos diretórios. Você também tem que definir os diretórios que requerem autorização. Neste exemplo nós protegeremos o diretório /admin e autorizaremos o acesso para o usuário tux (user=tux):

# Authentication for protected directory.
auth.debug = 2
auth.backend = "plain"
auth.backend.plain.userfile = "/etc/lighttpd/plain.passwd"
auth.require = ( "/admin/" =>
(
"method" => "basic",
"realm" => "Password protected area",
"require" => "user=tux"
)
)

Finalmente, nós vamos criar agora o arquivo que contém as senhas, adicionar um usuário e reiniciar o servidor para testar. A sintaxe básica para o arquivo é usuário:senha. Você pode criar o arquivo e pode adicionar um usuário com o comando echo ou pode editar com seu editor de texto favorito. Para acrescentar tux:root (usuário “tux”, senha “root”) ao arquivo de senhas /etc/lighttpd/plain.passwd:

# echo "tux:root" > /etc/lighttpd/plain.passwd

Ou:

# nano /etc/lighttpd/plain.passwd

Para testar o endereço: http://localhost/admin/, apenas reinicie o servidor:

# /etc/init.d/lighttpd restart
 
pt/handbook/webserver.1278602088.txt.gz · Last modified: 2012/12/24 18:07 (external edit)