SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revision Previous revision
Next revision
Previous revision
pt:handbook:wm [2016/03/27 16:31]
genesis [Use e configure o JWM]
pt:handbook:wm [2016/03/31 19:24]
genesis [Xfce] adicionada seção Xfce
Line 74: Line 74:
 Os ícones são definidos pela tag //​IconPath//​. Pode-se usar os próprios ícones especificando o caminho completo para o diretório no qual estão contidos. Note que se pode especificar mais de um caminho, se assim se desejar: é possível usar os próprios ícones e aqueles encontrados nos diretórios ///​usr/​share/​pixmaps//​ e ///​usr/​share/​icons//​. O SliTaz usa ícones do tema [[http://​tango.freedesktop.org|Tango]] para o menu. Eles possuem o tamanho de 16x16 e são armazenados em ///​usr/​share/​icons/​Tango//​. Pode-se adicionar, editar ou deletar esses ícones. Para instalar novos ícones para um usuário, aconselha-se usar os diretórios //​~/​Picture/​Icons//​ (por padrão) ou //​~/​.Icons//​. Os ícones são definidos pela tag //​IconPath//​. Pode-se usar os próprios ícones especificando o caminho completo para o diretório no qual estão contidos. Note que se pode especificar mais de um caminho, se assim se desejar: é possível usar os próprios ícones e aqueles encontrados nos diretórios ///​usr/​share/​pixmaps//​ e ///​usr/​share/​icons//​. O SliTaz usa ícones do tema [[http://​tango.freedesktop.org|Tango]] para o menu. Eles possuem o tamanho de 16x16 e são armazenados em ///​usr/​share/​icons/​Tango//​. Pode-se adicionar, editar ou deletar esses ícones. Para instalar novos ícones para um usuário, aconselha-se usar os diretórios //​~/​Picture/​Icons//​ (por padrão) ou //​~/​.Icons//​.
  
-As cores são definidas por seu nome ou número RGB, como #3A4956. Para usar cores em modo gradiente, deve-se especificar duas cores separadas por uma vírgula, como por exemplo #​6C0023:#​3E1220. Pode-se mudar as fontes e seus tamanhos pela tag //Font//. Há ainda outras coisas que podem ser mudadas para customizar o desktop, como o nome de um item de menu e seu ícone. Antes de reiniciar o JWM com o novo arquivo de configuração,​ pode-se checar sua sintaxe usando o comando //jwm -p//. Para maiores informações,​ o manual oficial descreve todas as tags, opções e atributos válidos. Pode-se consulta-lo online no site do JWM.+As cores são definidas por seu nome ou número RGB, como #3A4956. Para usar cores em modo gradiente, deve-se especificar duas cores separadas por dois-pontos, como por exemplo #​6C0023:#​3E1220. Pode-se mudar as fontes e seus tamanhos pela tag //Font//. Há ainda outras coisas que podem ser mudadas para customizar o desktop, como o nome de um item de menu e seu ícone. Antes de reiniciar o JWM com o novo arquivo de configuração,​ pode-se checar sua sintaxe usando o comando //jwm -p//. Para maiores informações,​ o manual oficial descreve todas as tags, opções e atributos válidos. Pode-se consulta-lo online no site do JWM.
  
 ==== JWM website ==== ==== JWM website ====
  
-www.joewing.net/​programs/​jwm/​ - Website oficial do Joe's Window Manager, que fornece notícias e um manual completo. +  * www.joewing.net/​programs/​jwm/​ - Website oficial do Joe's Window Manager, que fornece notícias e um manual completo. 
-#jwm em irc.freenode.net - Canal de discussão do JWM IRC hospedado no servidor IRC Freenode.+  ​* ​#jwm em irc.freenode.net - Canal de discussão do JWM IRC hospedado no servidor IRC Freenode.
  
 ===== Pekwm ===== ===== Pekwm =====
  
-[[http://​www.pekwm.org/​files/​pekwm/​doc/​0.1.10/​html/​index.html|Documentação]]+[[http://​www.pekwm.org/​files/​pekwm/​doc/​0.1.10/​html/​index.html|Documentação ​(em inglês)]]
 ===== dwm ===== ===== dwm =====
  
-[[http://​dwm.suckless.org/​tutorial|Documentação]]+[[http://​dwm.suckless.org/​tutorial|Documentação ​(em inglês)]]
  
 +===== Xfce =====
 +
 +[[http://​www.xfce.org|Xfce]] é um ambiente de trabalho muito leve. Ele substitui o OpenBox e o PCManFM padrões, e é baseado no GTK+.
 +
 +Para instalar o Xfce, selecione o meta-pacote '​xfce4'​ no Gerenciador de Pacotes; ele instalará todos os pacotes necessários.
 +
 +Para usar o Xfce, certifique-se de selecionar corretamente o Xfce nas configurações do Slim (gerenciador de login). Faça isso adicionando **xfce4** à linha //​sessions//​ do arquivo ///​etc/​slim.conf//​ - note que você precisa de permissões de //root// para modificar este arquivo:
 +
 +<​file>​sessions ​           openbox,​e17,​jwm,​xfce4,​ </​file>​
 +
 +Você pode selecionar o Xfce pressionando F1 na tela de login (na qual você digita seu nome de usuário e senha).
 +
 +Extras estão disponíveis em [[http://​goodies.xfce.org|Xfce Goodies]], incluindo plug-ins, papéis de parede e //​bindings//​.
 +
 +Para desinstalar o Xfce, execute os seguintes comandos como usuário //root//:
 +
 +<​code>​
 +for PKG in xfce4 xfce4-session xfce4-panel xfwm4 libxfcegui4 xfce-utils libxfce4util thunar thunar-volman xfconf ; \ 
 +do yes y | tazpkg remove $PKG ; done
 +</​code>​
 
pt/handbook/wm.txt · Last modified: 2016/03/31 19:24 by genesis