SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revision Previous revision
Next revision
Previous revision
pt:handbook:wm [2010/02/24 05:37]
claudinei
pt:handbook:wm [2016/03/31 19:24] (current)
genesis [Xfce] adicionada seção Xfce
Line 7: Line 7:
 ===== Enlightenment (e17) ===== ===== Enlightenment (e17) =====
  
-Enlightenment é um ambiente de desktop completo, completamente configurável com o mouse e que oferece muitos temas. A versão oferecida pelo projeto SliTaz é conhecida como e17 e ainda está em desenvolvimento,​ porém esta versão é considerada estável o bastante ser incorporada na distribuição. Enlightenment foi projetado para ser usado tanto em sistemas com recursos limitados como também em sistemas mais poderosos. Ele permite papéis de parede, menus, dispositivos animados e interativos e administra desktops virtuais. Para instalar o e17:+Enlightenment é um ambiente de desktop completo, completamente configurável com o mouse e que oferece muitos temas. A versão oferecida pelo projeto SliTaz é conhecida como e17 e ainda está em desenvolvimento,​ porém esta versão é considerada estável o bastante ​para ser incorporada na distribuição. Enlightenment foi projetado para ser usado tanto em sistemas com recursos limitados como também em sistemas mais poderosos. Ele permite papéis de parede, menus, dispositivos animados e interativos e administra desktops virtuais. Para instalar o e17:
  
 <​code>#​ tazpkg get-install enlightenment</​code>​ <​code>#​ tazpkg get-install enlightenment</​code>​
  
-Faça logout de sua sessão X atual, aperte F1 no login do Slim e escolha e17 para começar o enlightenment.+Faça logout de sua sessão X atual, aperte ​//F1// no login do Slim e escolha ​//e17// para começar o enlightenment.
  
 ==== Menu e ícones de desktops ==== ==== Menu e ícones de desktops ====
Line 21: Line 21:
 ==== Um ícone no desktop ==== ==== Um ícone no desktop ====
  
-Para ter um ícone no desktop que lança uma aplicação,​ você pode criar um arquivo //​.desktop//​ manualmente em seu diretório local //​~/​Desktop//​. Arquivos de desktop colocados neste diretório são reconhecidos automaticamente pelo Enlightenment. Um único arquivo //​.desktop//​ pode conter oito linhas com, respectivamente:​ - o nome (Name), nome genérico, comentário,​ o comando para executar (Exec), ícone, tipo e categorias Freedesktop. Exemplo de um arquivo .desktop para ícone do Xterm:+Para ter um ícone no desktop que lança uma aplicação,​ você pode criar um arquivo //​.desktop//​ manualmente em seu diretório local //​~/​Desktop// ​(([[http://​standards.freedesktop.org/​desktop-entry-spec/​latest/​ar01s05.html|Parâmetros de entrada .desktop reconhecidos]])). Arquivos de desktop colocados neste diretório são reconhecidos automaticamente pelo Enlightenment. Um único arquivo //​.desktop//​ pode conter oito linhas com, respectivamente:​ - o nome (Name), nome genérico, comentário,​ o comando para executar (Exec), ícone, tipo e categorias Freedesktop. Exemplo de um arquivo .desktop para ícone do Xterm:
  
-<code>​[Desktop Entry]+<file>​[Desktop Entry]
 Name=XTerm Name=XTerm
 GenericName=Terminal GenericName=Terminal
Line 31: Line 31:
 Type=Application Type=Application
 Categories=Utility;​Terminal;​ Categories=Utility;​Terminal;​
-</code>+</file>
  
-Temas adicionais podem ser encontrados no [[http://www1.get-e.org/Themes/E17/​|website]].+Temas adicionais podem ser encontrados no [[http://exchange.enlightenment.org/​|website]].
  
 ===== JWM - Joe's Window Manager ===== ===== JWM - Joe's Window Manager =====
Line 57: Line 57:
 A tag //​RootMenu//​ corresponde ao menu mostrado pelo clique em algum botão do mouse. Para adicionar uma categoria, deve-se usar a tag //Menu// - que contem entrada para vários programas. Qualquer entrada em um menu do JWM deve estar numa linha diferente. Um exemplo usando o GQview: A tag //​RootMenu//​ corresponde ao menu mostrado pelo clique em algum botão do mouse. Para adicionar uma categoria, deve-se usar a tag //Menu// - que contem entrada para vários programas. Qualquer entrada em um menu do JWM deve estar numa linha diferente. Um exemplo usando o GQview:
  
-<code><​Program icon="​gqview.png"​ label="​GQview">​gqview</​Program></​code>+<file><​Program icon="​gqview.png"​ label="​GQview">​gqview</​Program></​file>
  
-Há várias maneiras de configurar o //​RootMenu//​ de acordo com os botões do mouse; a escolha do método de movimentação das janelas, criação de grupos, etc. O Manual está disponível online no site oficial do projeto. Para listar as opções de linha de comando, digita-se //jwm -h// em um terminal.+Há várias maneiras de configurar o //​RootMenu//​ de acordo com os botões do mouse; a escolha do método de movimentação das janelas, criação de grupos, etc. O Manual está disponível online no site oficial do projeto ​(veja abaixo). Para listar as opções de linha de comando, digita-se //jwm -h// em um terminal.
  
 ==== Criação de Estilos personalizados para o JWM ==== ==== Criação de Estilos personalizados para o JWM ====
Line 74: Line 74:
 Os ícones são definidos pela tag //​IconPath//​. Pode-se usar os próprios ícones especificando o caminho completo para o diretório no qual estão contidos. Note que se pode especificar mais de um caminho, se assim se desejar: é possível usar os próprios ícones e aqueles encontrados nos diretórios ///​usr/​share/​pixmaps//​ e ///​usr/​share/​icons//​. O SliTaz usa ícones do tema [[http://​tango.freedesktop.org|Tango]] para o menu. Eles possuem o tamanho de 16x16 e são armazenados em ///​usr/​share/​icons/​Tango//​. Pode-se adicionar, editar ou deletar esses ícones. Para instalar novos ícones para um usuário, aconselha-se usar os diretórios //​~/​Picture/​Icons//​ (por padrão) ou //​~/​.Icons//​. Os ícones são definidos pela tag //​IconPath//​. Pode-se usar os próprios ícones especificando o caminho completo para o diretório no qual estão contidos. Note que se pode especificar mais de um caminho, se assim se desejar: é possível usar os próprios ícones e aqueles encontrados nos diretórios ///​usr/​share/​pixmaps//​ e ///​usr/​share/​icons//​. O SliTaz usa ícones do tema [[http://​tango.freedesktop.org|Tango]] para o menu. Eles possuem o tamanho de 16x16 e são armazenados em ///​usr/​share/​icons/​Tango//​. Pode-se adicionar, editar ou deletar esses ícones. Para instalar novos ícones para um usuário, aconselha-se usar os diretórios //​~/​Picture/​Icons//​ (por padrão) ou //​~/​.Icons//​.
  
-As cores são definidas por seu nome ou número RGB, como #3A4956. Para usar cores em modo gradiente, deve-se especificar duas cores separadas por uma vírgula, como por exemplo #​6C0023:#​3E1220. Pode-se mudar as fontes e seus tamanhos pela tag //Font//. Há ainda outras coisas que podem ser mudadas para customizar o desktop, como o nome de um item de menu e seu ícone. Antes de reiniciar o JWM com o novo arquivo de configuração,​ pode-se checar sua sintaxe usando o comando //jwm -p//. Para maiores informações,​ o manual oficial descreve todas as tags, opções e atributos válidos. Pode-se consulta-lo online no site do JWM.+As cores são definidas por seu nome ou número RGB, como #3A4956. Para usar cores em modo gradiente, deve-se especificar duas cores separadas por dois-pontos, como por exemplo #​6C0023:#​3E1220. Pode-se mudar as fontes e seus tamanhos pela tag //Font//. Há ainda outras coisas que podem ser mudadas para customizar o desktop, como o nome de um item de menu e seu ícone. Antes de reiniciar o JWM com o novo arquivo de configuração,​ pode-se checar sua sintaxe usando o comando //jwm -p//. Para maiores informações,​ o manual oficial descreve todas as tags, opções e atributos válidos. Pode-se consulta-lo online no site do JWM.
  
 ==== JWM website ==== ==== JWM website ====
  
-www.joewing.net/​programs/​jwm/​ - Website oficial do Joe's Window Manager, que fornece notícias e um manual completo. +  * www.joewing.net/​programs/​jwm/​ - Website oficial do Joe's Window Manager, que fornece notícias e um manual completo. 
-#jwm em irc.freenode.net - Canal de discussão do JWM IRC hospedado no servidor IRC Freenode.+  ​* ​#jwm em irc.freenode.net - Canal de discussão do JWM IRC hospedado no servidor IRC Freenode.
  
 ===== Pekwm ===== ===== Pekwm =====
  
-[[http://​www.pekwm.org/​files/​pekwm/​doc/​0.1.10/​html/​index.html|Documentação]]+[[http://​www.pekwm.org/​files/​pekwm/​doc/​0.1.10/​html/​index.html|Documentação ​(em inglês)]]
 ===== dwm ===== ===== dwm =====
  
-[[http://​dwm.suckless.org/​tutorial|Documentação]]+[[http://​dwm.suckless.org/​tutorial|Documentação ​(em inglês)]]
  
 +===== Xfce =====
 +
 +[[http://​www.xfce.org|Xfce]] é um ambiente de trabalho muito leve. Ele substitui o OpenBox e o PCManFM padrões, e é baseado no GTK+.
 +
 +Para instalar o Xfce, selecione o meta-pacote '​xfce4'​ no Gerenciador de Pacotes; ele instalará todos os pacotes necessários.
 +
 +Para usar o Xfce, certifique-se de selecionar corretamente o Xfce nas configurações do Slim (gerenciador de login). Faça isso adicionando **xfce4** à linha //​sessions//​ do arquivo ///​etc/​slim.conf//​ - note que você precisa de permissões de //root// para modificar este arquivo:
 +
 +<​file>​sessions ​           openbox,​e17,​jwm,​xfce4,​ </​file>​
 +
 +Você pode selecionar o Xfce pressionando F1 na tela de login (na qual você digita seu nome de usuário e senha).
 +
 +Extras estão disponíveis em [[http://​goodies.xfce.org|Xfce Goodies]], incluindo plug-ins, papéis de parede e //​bindings//​.
 +
 +Para desinstalar o Xfce, execute os seguintes comandos como usuário //root//:
 +
 +<​code>​
 +for PKG in xfce4 xfce4-session xfce4-panel xfwm4 libxfcegui4 xfce-utils libxfce4util thunar thunar-volman xfconf ; \ 
 +do yes y | tazpkg remove $PKG ; done
 +</​code>​
 
pt/handbook/wm.1266986234.txt.gz · Last modified: 2010/07/08 17:19 (external edit)