SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png
This translation is older than the original page and might be outdated. See what has changed.
Translations of this page:

Receitas

Este documento descreve as oportunidades oferecidas pelas “receitas” (arquivos de descrição de pacotes) usadas pelo Tazwok para compilar e gerar pacotes para o SliTaz e o Tazpkg por meio do wok e ferramentas. A receita para um pacote é também usada pelo Tazpkg para instalar/desinstalar e prover informações sobre um pacote .tazpkg. Cada receita começa com um comentário em inglês:

# SliTaz package receipt.

Variáveis

As 5 primeiras variáveis devem sempre estar presentes e definidas. Elas, respectivamente, configuram o pacote ($PACKAGE), sua versão, sua categoria, fornecem uma curta descrição e o nome do mantenedor. Exemplo para um pacote, o gerenciador de arquivos Clex:

PACKAGE="clex"
VERSION="3.16"
CATEGORY="base-apps"
SHORT_DESC="Text mode file manager."
MAINTAINER="pankso@slitaz.org"

Variáveis opcionais

O Tazwok também lida com diversas variáveis opcionais. Pode, por exemplo, usar o nome de outro pacote fonte. Também há variáveis que são usadas pelo Tazpkg para gerenciar dependências ou prover informações sobre o pacote.

  • $DEPENDS: Define dependências - pode haver muitas dependências separada por um espaço ou por linhas. Esta variável é usada principalmente pelo Tazpkg ao instalar o pacote e pelo Tazwok para construir grandes pacotes como o Xorg. Exemplo para o Clex que depende do ncurses:
DEPENDS="ncurses"
  • $BUILD_DEPENDS: Define as dependências de compilação, novamente separadas por espaços ou por linhas. Esta variável é usada pelo Tazwok durante a geração de um pacote. Exemplo:
BUILD_DEPENDS="ncurses-dev"
  • $TARBALL : O arquivo é um fonte com a extensão (tar.gz, tgz ou tar.bz2). Em geral, as variáveis $PACKAGE e $VERSION são usadas somente para mudar a extensão, ajudando a atualizar o pacote sem mudar a variável $VERSION. Um exemplo genérico (veja também o exemplo para a variável $SOURCE):
TARBALL="$PACKAGE-$VERSION.tar.gz"
  • $WEB_SITE : O website oficial do pacote. Pode ocorrer que algumas bibliotecas não possuam um website, neste caso não há necessidade de especificar uma URL. Note que tanto o Tazwok e o Tazpkg esperam encontram uma URL completa:
WEB_SITE="http://www.clex.sk/"
  • $WGET_URL : URL para baixar o arquivo fonte. Em geral, a variável $TARBALL pode ser usada para facilitar a atualização de um pacote sem mudar a variável $VERSION. Usando o arquivo de configuração, o Tazwok pode também configurar por padrão 3 mirrors: $GNU_MIRROR para o mirror GNU, $SF_MIRROR para o SourceForge e $XORG_MIRROR para o mirror do servidor gráfico Xorg. Exemplo para o Clex:
WGET_URL="http://www.clex.sk/download/$TARBALL"
  • $WANTED : Os pacotes do SliTaz normalmente dependem da compilação de um pacote fonte. Algumas vezes a receita de um pacote não depende de compilação de regras, então a variável $WANTED é usada para copiar arquivos do fonte para outro pacote usando a variável $src.
  • $SOURCE : Pode ocorrer de o nome do pacote .tazpkg ser diferente do nome do pacote fonte. Um exemplo é o dos pacotes Xorg: o nome da biblioteca X11 é “xorg-libX11” e o nome do pacote fonte é “libX11”. Esta variável permite usar as variáveis $src e $_pkg durante a geração de um pacote. Pode-se notar que no caso da libX11, o nome do arquivo fonte torna-se $SOURCE-$VERSION.tar.gz.

Variáveis usadas em funções

O Tazwok configura diversas variáveis que facilitam a compilação e construção de pacotes .tazpkg. Estas são controladas automaticamente pelo Tazwok usando as informações contidas na receita: elas podem ser usadas pela funções compile_rules e genpkg_rules descritas no capítulos Funções.

  • $src : Define o caminho para o diretório de fontes ainda não arquivados.
  • $_pkg : Define o caminho para os binários compilados instalados via “make DESTDIR=$PWD/_pkg install”. Esta variável é usada para copiar os arquivos gerados e criar pacotes .tazpkg.
  • $fs : Define o caminho para o pseudo sistema de arquivos (fs) em cada pacote. O “fs” de cada pacote corresponde à raiz do sistema, como se, por exemplo, o Clex estivesse em $fs/usr/bin/clex. Note a necessidade de criar os diretórios necessários por meio da função genpkg_rules() antes de copiar os arquivos.
  • $CONFIGURE_ARGS : Variável definida no arquivo de configuração do Tazwok (tazwok.conf). Permite que sejam especificados argumentos de otimização genéricos durante a construção do pacote. O padrão é o argumento para a arquitetura i486.

Funções

Uma receita deve conter 4 funções. O Tazwok lida com as funções contendo as regras de compilação (compile_rules) e as regras usadas para gerar um pacote (genpkg_rules). Estas funções podem conter todos os tipos de comandos padrão GNU/Linux, como sed, awk, patch e variáveis automaticamente configuradas.

compile_rules()

Para compilar um pacote pode-se usar a variável $src para mudar (cd) o diretório de fontes e usar a variável $CONFIGURE_ARGS para incluir argumentos do arquivo de configuração do Tazwok. Para construir um pacote normalmente se roda o “make” sem argumentos, e para instalar um pacote no diretório _pkg é necessário usar o comando “make DESTDIR=$PWD/_pkg install”. Um exemplo genérico:

# Regras para configurar e criar um pacote.
compile_rules()
{
    cd $src
    ./configure --prefix=/usr --infodir=/usr/share/info \
    --mandir=/usr/share/man $CONFIGURE_ARGS
    make
    make DESTDIR=$PWD/_pkg install
}

genpkg_rules()

Para gerar um pacote .tazpkg deve-se especificar comandos na função genpkg_rules. Neste exemplo criamos um pseudo diretório usr/ no sistema de arquivos do pacote, copiamos todos os binários e por fim usamos “strip” para limpar os arquivos:

# Rules to gen a SliTaz package suitable for Tazpkg.
genpkg_rules()
{
    mkdir -p $fs/usr
    cp -a $_pkg/usr/bin $fs/usr
    strip -s $fs/usr/bin/*
}

pre_install() e post_install()

Estas duas funções são iniciadas pelo Tazpkg ao instalar algum pacote. Elas devem ser definidas antes da geração do pacote .tazpkg pelo Tazwok. Se nenhuma regra é passada a estas funções, não há razão para mantê-las e elas podem ser removidas. Exemplo usando o comando “echo” para mostrar algum texto (nenhuma função pode estar vazia):

# Comandos de pré e pós-instalação para o Tazpkg.
pre_install()
{
    echo "Processing pre-install commands..."
}
post_install()
{
    echo "Processing post-install commands..."
}
 
pt/cookbook/receipt.txt · Last modified: 2010/07/08 17:14 (external edit)