Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Next revision
Previous revision
pt:handbook:hacklivecd [2010/02/23 08:44] – created claudineipt:handbook:hacklivecd [2010/07/08 15:14] (current) – external edit 127.0.0.1
Line 57: Line 57:
 ==== Arquivo de configuração isolinux.cfg ==== ==== Arquivo de configuração isolinux.cfg ====
  
-O arquivo isolinux.cfg encontrado na versão padrão do LiveCD do SliTaz inicia com o valor display, que mostra tanto um arquivo de texto quando um arquivo isolinux.msg que se utiliza de 24 caracteres ASCII e uma imagem splash. O valor default define o nome da label iniciada por padrão depois de dado período de tempo (timeout). Timeout é o número de segundos a esperar antes de bootar o sistema, pode-se utilizar o valor "0" para bootar o sistema imediatamente ou um tempo de espera tão longo quanto "80" segundos. O prompt pode ser desativado usando o valor 0, F1, F2, F3 ativarão arquivos de ajuda e F4 mostra um arquivo de texto:+O arquivo //isolinux.cfg// encontrado na versão padrão do LiveCD do SliTaz inicia com o valor display, que mostra tanto um arquivo de texto quando um arquivo //isolinux.msg// que se utiliza de 24 caracteres ASCII e uma imagem splash. O valor default define o nome da label iniciada por padrão depois de dado período de tempo (timeout). Timeout é o número de segundos a esperar antes de bootar o sistema, pode-se utilizar o valor "0" para bootar o sistema imediatamente ou um tempo de espera tão longo quanto "80" segundos. O prompt pode ser desativado usando o valor 0, F1, F2, F3 ativarão arquivos de ajuda e F4 mostra um arquivo de texto:
  
-display isolinux.msg+<code>display isolinux.msg
 default slitaz default slitaz
 label slitaz label slitaz
Line 71: Line 71:
 F3 isolinux.msg F3 isolinux.msg
 F4 display.txt F4 display.txt
-Exemplo de uma label slitazen na qual pode-se adicionar ao arquivo original opções para configurar diretamente a linguagem do sistema para inglês e usar o layout de teclado UK:+</code>
  
-label slitazen+Exemplo de uma label //slitazen// na qual pode-se adicionar ao arquivo original opções para configurar diretamente a linguagem do sistema para inglês e usar o layout de teclado UK: 
 + 
 +<code>label slitazen
       kernel /boot/bzImage       kernel /boot/bzImage
       append initrd=/boot/rootfs.gz rw root=/dev/null lang=en kmap=en       append initrd=/boot/rootfs.gz rw root=/dev/null lang=en kmap=en
 +</code>
 +
 Uma vez terminadas as modificações no arquivo de configuração, não se esqueça de salvar suas mudanças e gerar uma imagem ISO bootável com o isolinux. Uma vez terminadas as modificações no arquivo de configuração, não se esqueça de salvar suas mudanças e gerar uma imagem ISO bootável com o isolinux.
  
-Instalando e usando o Memtest86+===== Instalando e usando o Memtest86 =====
  
-O aplicativo memtest86 (92 kb) é uma ferramenta para testar a memória RAM do sistema. Ele faz testes profundos que, se falharem, apontam fortemente para uma falha de hardware. A ferramenta se encontra no diretório boot/ e e pode ser iniciada diretamente digitando-se memtest no prompt do isolinux. Vá até /home/slitaz/src (se o diretório não existir: mkdir -p /home/slitaz/src), faça o download do fonte e descompacte:+O aplicativo memtest86 (92 kb) é uma ferramenta para testar a memória RAM do sistema. Ele faz testes profundos que, se falharem, apontam fortemente para uma falha de hardware. A ferramenta se encontra no diretório //boot/// e e pode ser iniciada diretamente digitando-se //memtest// no prompt do isolinux. Vá até ///home/slitaz/src// (se o diretório não existir: //mkdir -p /home/slitaz/src//), faça o download do fonte e descompacte:
  
- # cd /home/slitaz/src +<code># cd /home/slitaz/src 
- # wget http://www.memtest86.com/memtest86-3.3.tar.gz +# wget http://www.memtest86.com/memtest86-3.3.tar.gz 
- # tar xzf memtest86-3.3.tar.gz +# tar xzf memtest86-3.3.tar.gz 
-Ao descompactar o fonte do pacote memtest86 você encontrará o arquivo README que fornece informações sobre a ferramenta. Agora você pode instalar o aplicativo na raíz do CD de sua imagem ISO hackeada. Baseado na premissa de que seu diretório de trabalho é /home/slitaz/hacked, vamos copiar o binário pré-compilado para o diretório boot/ na raíz do CD:+</code>
  
- # cp memtest86-3.3/precomp.bin \ +Ao descompactar o fonte do pacote memtest86 você encontrará o arquivo README que fornece informações sobre a ferramenta. Agora você pode instalar aplicativo na raíz do CD de sua imagem ISO hackeadaBaseado na premissa de que seu diretório de trabalho é ///home/slitaz/hacked//, vamos copiar binário pré-compilado para diretório //boot/// na raíz do CD:
-   /home/slitaz/hacked/rootcd/boot/memtest +
-Agora que binário está instalado na raíz do CD, podemos adicionar uma entrada para o memtest86 no arquivo de configuração do isolinux e gerar uma imagem ISO bootávelVá até /home/slitaz/hacked e edite arquivo isolinux.cfg usando Leafpad:+
  
- # cd /home/slitaz/hacked +<code># cp memtest86-3.3/precomp.bin \ 
- # leafpad rootcd/boot/isolinux/isolinux.cfg & +  /home/slitaz/hacked/rootcd/boot/memtest 
-label memtest+</code> 
 + 
 +Agora que o binário está instalado na raíz do CD, podemos adicionar uma entrada para o memtest86 no arquivo de configuração do isolinux e gerar uma imagem ISO bootável. Vá até ///home/slitaz/hacked// e edite o arquivo //isolinux.cfg// usando o Leafpad: 
 + 
 +<code># cd /home/slitaz/hacked 
 +# leafpad rootcd/boot/isolinux/isolinux.cfg & 
 +</code> 
 + 
 +E então adicione as seguintes linhas: 
 + 
 +<code>label memtest
       kernel /boot/memtest       kernel /boot/memtest
-Website oficial do Memtest86+</code>
  
-Manipulando o sistema root Live+[[http://www.memtest86.com/|Website oficial do Memtest86]]
  
-Mudanças na raíz do sistema Live permitem a você, por exemplo, adicionar novos usuários e senhas, customizar os gráficos ou executar comando automaticamente no momento do boot. As operações necessárias para mudar o sistema de arquivos root são: extrair o sistema de arquivos comprimido rootfs.gz, modificar, reconstruir a imagem e gerar a ISO. Baseado no pressuposto de que você preparou um diretório de trabalho, iremos começar criando um diretório para conter arquivos no sistema modificado. Como o sistema de arquivos comprimido é nomeado rootfs.gz, sugerimos que você utilize um diretório chamado rootfs/ para extrai-lo. Vá até o diretório hacked/, crie o diretório raiz e copie o sistema de arquivos comprimido para rootcd/boot/ (a raíz do cdrom):+===== Manipulando o sistema root Live ===== 
 + 
 +Mudanças na raíz do sistema Live permitem a você, por exemplo, adicionar novos usuários e senhas, customizar os gráficos ou executar comando automaticamente no momento do boot. As operações necessárias para mudar o sistema de arquivos root são: extrair o sistema de arquivos comprimido //rootfs.gz//, modificar, reconstruir a imagem e gerar a ISO. Baseado no pressuposto de que você preparou um diretório de trabalho, iremos começar criando um diretório para conter arquivos no sistema modificado. Como o sistema de arquivos comprimido é nomeado rootfs.gz, sugerimos que você utilize um diretório chamado //rootfs/// para extrai-lo. Vá até o diretório //hacked///, crie o diretório raiz e copie o sistema de arquivos comprimido para //rootcd/boot/// (a raíz do cdrom): 
 + 
 +<code># cd /home/slitaz/hacked 
 +# mkdir rootfs 
 +# cp rootcd/boot/rootfs.gz rootfs 
 +</code>
  
- # cd /home/slitaz/hacked 
- # mkdir rootfs 
- # cp rootcd/boot/rootfs.gz rootfs 
 Agora que uma cópia do sistema de arquivos comprimido está em seu devido lugar, apenas descomprima com o cpio. Tecnicamente, o rootfs.gz é um arquivo cpio comprimido com lzma ou gzip. É reconhecido pelo kernel Linux como uma imagem initramfs. No momento em que a máquina é iniciada, o kernel é carregado na memória e então descomprime a imagem do sistema e executa os scripts de inicialização. Agora que uma cópia do sistema de arquivos comprimido está em seu devido lugar, apenas descomprima com o cpio. Tecnicamente, o rootfs.gz é um arquivo cpio comprimido com lzma ou gzip. É reconhecido pelo kernel Linux como uma imagem initramfs. No momento em que a máquina é iniciada, o kernel é carregado na memória e então descomprime a imagem do sistema e executa os scripts de inicialização.
  
-Para extrair o sistema de arquivos para rootfs/ e deletar a cópia não arquivada (lembre-se que você pode copiar & colar os comando):+Para extrair o sistema de arquivos para //rootfs/// e deletar a cópia não arquivada (lembre-se que você pode copiar & colar os comando):
  
- # cd rootfs +<code># cd rootfs 
- # (zcat rootfs.gz 2>/dev/null || lzma d rootfs.gz -so) | cpio -id +# (zcat rootfs.gz 2>/dev/null || lzma d rootfs.gz -so) | cpio -id 
- # rm rootfs rootfs.gz +# rm rootfs rootfs.gz 
-O sistema está pronto para ser hackeado, você pode listar todos os arquivos na raíz de seu sistema usando o comando ls+</code>
  
-Modificando um arquivo+O sistema está pronto para ser hackeado, você pode listar todos os arquivos na raíz de seu sistema usando o comando //ls//.
  
-Para manter as coisas simples a ajudar você a entender os princípios, nós vamos mudar um script no intuito de executar alguns comandos automaticamente após o CD inicializar o sistema. O alvo é o arquivo etc/init.d/local.sh, abra-o com seu editor favorito, ou com o Geany:+==== Modificando um arquivo ==== 
 + 
 +Para manter as coisas simples a ajudar você a entender os princípios, nós vamos mudar um script no intuito de executar alguns comandos automaticamente após o CD inicializar o sistema. O alvo é o arquivo //etc/init.d/local.sh//, abra-o com seu editor favorito, ou com o Geany: 
 + 
 +<code># geany etc/init.d/local.sh &</code>
  
- # geany etc/init.d/local.sh & 
 Iremos adicionar um comando que mostra uma messagem e faz o sistema "dormir" por 4 segundos. Exemplo usando o script referido: Iremos adicionar um comando que mostra uma messagem e faz o sistema "dormir" por 4 segundos. Exemplo usando o script referido:
  
-echo "* Hacked SliTaz version booting..."+<code>echo "* Hacked SliTaz version booting..."
 sleep 4 sleep 4
-Reconstruindo a imagem do sistema comprimido+</code>
  
-Uma vez tendo feito as mudanças, pode-se reconstruir a imagem comprimida de seu sistema usando o find para encontrar os arquivos, cpio para arquivar, lzma e gzip para comprimir e o sinal de "pipe" | para conectar todos os comandos. Isto deve ser feito a partir do sistema de arquivos raiz (rootfs/) e cria um arquivo comprimido rootfs.gz no diretório precedente:+==== Reconstruindo a imagem do sistema comprimido ====
  
-  +Uma vez tendo feito as mudanças, pode-se reconstruir a imagem comprimida de seu sistema usando o //find// para encontrar os arquivos, cpio para arquivar, lzma e gzip para comprimir e sinal de "pipe" para conectar todos os comandosIsto deve ser feito a partir do sistema de arquivos raiz (rootfs/cria um arquivo comprimido rootfs.gz no diretório precedente:
- # find . -print | cpio -o -H newc | lzma e -si -so > ../rootfs.gz +
- Ou com o gzip+
- # find . -print | cpio --H newc gzip -9 > ../rootfs.gz +
-Finalmente copie o arquivo do sistema comprimido para o diretório bootna raíz do CD gere uma imagem ISO bootável com o isolinuxPara copiar o novo rootfs comprimido no diretório de trabalho:+
  
    
- cd ../ +<code>find . -print | cpio -o -H newc | lzma e -si -so > ../rootfs.gz</code> 
- # cp -rootfs.gz rootcd/boot + 
-Gerando uma imagem ISO bootável+Ou com o gzip: 
 + 
 +<code>find . -print | cpio -o -H newc | gzip -9 > ../rootfs.gz</code>
  
-O seguinte comando cria uma imagem com o gerenciador de boot isolinux, usando aplicativo genisoimage com algumas opções. O nome da ISO é especificado no começo, depois da opção -o e o diretório raiz (rootcd) ao final, depois da opção -boot-info-table:+Finalmente copie o arquivo do sistema comprimido para o diretório //boot/// na raíz do CD e gere uma imagem ISO bootável com o isolinux. Para copiar novo rootfs comprimido no diretório de trabalho:
  
    
-   # genisoimage -R -o slitaz-hacked.iso -b boot/isolinux/isolinux.bin \ +<code># cd ../ 
-   -c boot/isolinux/boot.cat -no-emul-boot -boot-load-size 4 \ +# cp -a rootfs.gz rootcd/boot 
-   -V "SliTaz-Hacked" -input-charset iso8859-1 -boot-info-table rootcd+</code> 
 + 
 +===== Gerando uma imagem ISO bootável ===== 
 + 
 +O seguinte comando cria uma imagem com o gerenciador de boot isolinux, usando o aplicativo genisoimage com algumas opções. O nome da ISO é especificado no começo, depois da opção //-o// e o diretório raiz (rootcd) ao final, depois da opção //-boot-info-table//: 
 + 
 +<code># genisoimage -R -o slitaz-hacked.iso -b boot/isolinux/isolinux.bin \ 
 +  -c boot/isolinux/boot.cat -no-emul-boot -boot-load-size 4 \ 
 +  -V "SliTaz-Hacked" -input-charset iso8859-1 -boot-info-table rootcd 
 +</code> 
 Se você quiser checar o conteúdo da imagem ISO antes de queimá-la num CD, apenas monte a imagem em loop e liste os arquivos. No SliTaz e na maioria das distribuições GNU/Linux, você pode queimar imagens em formato ISO para cd's com o utilitário wodim. Se você quiser checar o conteúdo da imagem ISO antes de queimá-la num CD, apenas monte a imagem em loop e liste os arquivos. No SliTaz e na maioria das distribuições GNU/Linux, você pode queimar imagens em formato ISO para cd's com o utilitário wodim.
  
-Gere uma nova ISO a partir de um script+==== Gere uma nova ISO a partir de um script ====
  
-Se você quiser testar diversas novas possibilidades e gerar diversas imagens ISO, pode querer também semi-automatizar o processo através de um simples SHell script. Este pequeno script pode ser editado na linha de comando ou graficamente, mas não se esqueça de fazê-lo executável. Você pode criar o script com o cat, note que EOF significa "End Of File" (fim do arquivo). Para criar o script gen_hacked_iso.sh usando duas variáveis para mudar o nome da imagem ISO e o "path" (caminho) para o diretório raíz do cdrom:+Se você quiser testar diversas novas possibilidades e gerar diversas imagens ISO, pode querer também semi-automatizar o processo através de um simples SHell script. Este pequeno script pode ser editado na linha de comando ou graficamente, mas não se esqueça de torna-lo executável. Você pode criar o script com o //cat//, note que EOF significa "End Of File" (fim do arquivo). Para criar o script //gen_hacked_iso.sh// usando duas variáveis para mudar o nome da imagem ISO e o "path" (caminho) para o diretório raíz do cdrom:
  
- # cat > gen_hacked_iso.sh << "EOF"+<code># cat > gen_hacked_iso.sh << "EOF"
 #!/bin/sh #!/bin/sh
 # Gera uma nova imagem ISO hackeada. # Gera uma nova imagem ISO hackeada.
Line 161: Line 188:
  
 EOF EOF
 +</code>
 +
 Para usar o script, torne-o executável: Para usar o script, torne-o executável:
  
- # chmod +x gen_hacked_iso.sh +<code># chmod +x gen_hacked_iso.sh 
- # ./gen_hacked_iso.sh+# ./gen_hacked_iso.sh 
 +</code>
 
pt/handbook/hacklivecd.1266914653.txt.gz · Last modified: (external edit)