SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png
This translation is older than the original page and might be outdated. See what has changed.
Translations of this page:

Pacotes

Tazpkg - Gerenciador de pacotes

O SliTaz fornece um pequeno gerenciador de pacotes que pode instalar facilmente mais pacotes no sistema. O Tazpkg é leve e gerencia arquivos .tazpkg, tendo sido escrito completamente em SHell script. Funciona bem em conjunto com o shell Ash do Busybox e também com o Bash. Este aplicativo permite a listagem, instalação, remoção, download, extração, empacotamento, busca ou obtenção de informações sobre pacotes disponíveis ou instalados. Pode-se também reempacotar um pacote já instalado e fazer o upgrade automático de todos os pacotes instalados. No SliTaz digite tazpkg usage em um terminal para obter uma lista de todos os comandos possíveis descritos brevemente em inglês. Você também pode ler o manual (mais abaixo).

Lista de pacotes

O Tazpkg permite a listagem de todos os pacotes instalados, divididos por categorias ou pode mostrar uma lista de pacotes disponíveis no mirror. Para mostrar uma única lista com todos os pacotes instalados no sistema digite:

$ tazpkg list

Para mostrar todos as categorias ou pacotes divididos por categoria, deve-se utilizar a opção cat ou informar a categoria. Exemplos:

$ tazpkg list cat
$ tazpkg list base-system

O Tazpkg também pode gerar uma bela lista de todos os pacotes instalados em formato xHTML (o padrão é: installed-packages.html) localizada no diretório local.

$ tazpkg xhtml-list

Para obter uma listagem simples de todos os pacotes disponíveis no mirror pode-se usar o comando list-mirror. Você pode, então, examinar a lista em seu editor favorito ou pela interface do website.

Instale pacotes

Para instalar novos aplicativos como o GIMP, Abiword, ePDFView, Perl ou Python, deve-se primeiro recarregar a lista de pacotes disponíveis no mirror e só então proceder à instalação. Se as dependências de um pacote não estiverem instaladas, o Tazpkg as instalará para você. Por exemplo, para instalar o Gparted (um editor GTK+ de partições que usa o GNU parted):

# tazpkg recharge
# tazpkg get-install gparted

Os pacotes 'get'

Existem alguns pacotes com o prefixo get-. Eles não são pacotes por si mesmos, mas contém apenas um script, o qual provê software binário para:

  • baixar o programa
  • criar um pacote com ele (arquivo .tazpkg)
  • instalar o pacote criado

Isto significa que o programa em questão não está contido no pacote get-, mas é gerado por ele.

Para manupular este tipo de pacote:

  • instale a versão mais recente do software usando o script get contido no pacote get-.
  • remova-o usando o tazpkg sobre o pacote gerado.

Note que após baixar o pacote get-, você precisa executar o script de mesmo nome do pacote para instalar o programa. Por exemplo:

 # tazpkg get-install get-OpenOffice3
 # get-OpenOffice3

Upgrade de pacotes instalados

Para manter o sistema atualizado e seguro após a recarga da lista de pacotes, pode-se instalar automaticamente todas as novas versões de pacotes e atualizações de segurança disponíveis no mirror com o comando:

# tazpkg up

Manual Tazpkg

O Manual do Tazpkg contem diversas outras informações úteis.

Tazwok & o wok

Todos os pacotes do SliTaz são construídos com a ferramenta chamada Tazwok e com uma “receita” (arqvuio receipt) encontrada no wok. Esta receita provê todas as informações necessárias para a construção de um pacote adequado para instalação pelo Tazpkg, o que inclui variáveis contendo o nome do pacote, fonte em formato tarball, URL de download, etc. Dada uma receita a função compile_rules possui todos os comandos necessários para configurar, construir e instalar o pacote em um diretório específico. Após a compilação, o Tazwok executa a função genpkg_rules para obter somentes os arquivos necessários ou requeridos e gera um pacote .tazpkg (que na verdade é um arquivo cpio). No SliTaz você encontra todas as receitas dos pacotes instalados no diretório /var/lib/tazpkg/installed - sinta-se livre para examiná-los ou até mesmo usar um como exemplo.

O Tazwok procura, por padrão, por um wok no diretório /home/slitaz/wok e coloca os pacotes gerados em /home/slitaz/packages. Estes caminhos são definidos pelo arquivo de configuração do Tazwok que pode ser localizado em /etc/tazwok.conf ou no diretório atual, o que é útil se você trabalha com múltiplos woks. Agora, se o CookUtils está configurado (# cook setup) e o slitaz-toolchain está instalado, você pode começar a criar e construir um pacote que não necessita de muitas dependências. Pequeno exemplo:

 # cook new pkgname --interactive 

Assim que uma nova árvore de pacote e uma receita são criadas no wok, você pode editar a receita com seu editor favorito (o Geany fornece código belamente colorido), modificar as regras, funções e adicionar dependências na variável DEPENDS, se necessário, e tentar sua primeira geração (cook) de pacote:

 # cook pkgname 

Note que você pode agora navegar pelos pacotes gerados, modificar a receita de geração novamente ou apenas reconstruir o pacote. Quando você estiver feliz com seu trabalho você pode instalar o pacote criado com o comando tazpkg install e então testar o aplicativo ou biblioteca.

 
pt/handbook/packages.txt · Last modified: 2016/03/31 20:37 by genesis