SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Next revision
Previous revision
pt:handbook:packages [2010/02/23 07:37]
claudinei created
pt:handbook:packages [2016/03/31 20:37] (current)
genesis [Tazwok & o wok]
Line 3: Line 3:
 ===== Tazpkg - Gerenciador de pacotes ===== ===== Tazpkg - Gerenciador de pacotes =====
  
-O SliTaz fornece um pequeno gerenciador de pacotes que pode instalar facilmente mais pacotes no sistema. O Tazpkg é leve e gerencia arquivos //​.tazpkg//,​ tendo sido escrito completamente em SHell script. Funciona bem em conjunto com o shell Ash do Busybox e também com o Bash. Este aplicativo permite a listagem, instalação,​ remoção, download, extração, empacotamento,​ busca ou obtenção de informações sobre pacotes disponíveis ou instalados. Pode-se também ​re-empacotar ​um pacote já instalado e fazer o upgrade automático de todos os pacotes instalados. No SliTaz digite //tazpkg usage// em um terminal para obter uma lista de todos os comandos possíveis descritos brevemente em inglês. Você também pode ler o manual.+O SliTaz fornece um pequeno gerenciador de pacotes que pode instalar facilmente mais pacotes no sistema. O Tazpkg é leve e gerencia arquivos //​.tazpkg//,​ tendo sido escrito completamente em SHell script. Funciona bem em conjunto com o shell Ash do Busybox e também com o Bash. Este aplicativo permite a listagem, instalação,​ remoção, download, extração, empacotamento,​ busca ou obtenção de informações sobre pacotes disponíveis ou instalados. Pode-se também ​reempacotar ​um pacote já instalado e fazer o upgrade automático de todos os pacotes instalados. No SliTaz digite //tazpkg usage// em um terminal para obter uma lista de todos os comandos possíveis descritos brevemente em inglês. Você também pode ler o manual ​(mais abaixo).
  
 ==== Lista de pacotes ==== ==== Lista de pacotes ====
Line 31: Line 31:
 </​code>​ </​code>​
  
 +=== Os pacotes '​get'​ ===
 +
 +Existem alguns pacotes com o prefixo //get-//. Eles não são pacotes por si mesmos, mas contém apenas um script, o qual provê software binário para:
 +
 +  * baixar o programa
 +  * criar um pacote com ele (arquivo //​.tazpkg//​)
 +  * instalar o pacote criado
 +
 +Isto significa que o programa em questão não está contido no pacote //get-//, mas é gerado por ele.
 +
 +Para manupular este tipo de pacote:
 +
 +  * instale a versão mais recente do software usando o script //get// contido no pacote //get-//.
 +  * remova-o usando o tazpkg sobre o pacote **gerado**.
 +
 +<note tip> Note que após baixar o pacote //get-//, você precisa executar o script de mesmo nome do pacote para instalar o programa. Por exemplo:
 +
 +<​code>​ # tazpkg get-install get-OpenOffice3
 + # get-OpenOffice3</​code>​
 +</​note>​
 ==== Upgrade de pacotes instalados ==== ==== Upgrade de pacotes instalados ====
  
 Para manter o sistema atualizado e seguro após a recarga da lista de pacotes, pode-se instalar automaticamente todas as novas versões de pacotes e atualizações de segurança disponíveis no mirror com o comando: Para manter o sistema atualizado e seguro após a recarga da lista de pacotes, pode-se instalar automaticamente todas as novas versões de pacotes e atualizações de segurança disponíveis no mirror com o comando:
  
-<​code>#​ tazpkg ​upgrade</​code>​+<​code>#​ tazpkg ​up</​code>​
  
 ==== Manual Tazpkg ==== ==== Manual Tazpkg ====
Line 45: Line 65:
 Todos os pacotes do SliTaz são construídos com a ferramenta chamada Tazwok e com uma "​receita"​ (arqvuio //​receipt//​) encontrada no wok. Esta receita provê todas as informações necessárias para a construção de um pacote adequado para instalação pelo Tazpkg, o que inclui variáveis contendo o nome do pacote, fonte em formato tarball, URL de download, etc. Dada uma receita a função //​compile_rules//​ possui todos os comandos necessários para configurar, construir e instalar o pacote em um diretório específico. Após a compilação,​ o Tazwok executa a função //​genpkg_rules//​ para obter somentes os arquivos necessários ou requeridos e gera um pacote //.tazpkg// (que na verdade é um arquivo //cpio//). No SliTaz você encontra todas as receitas dos pacotes instalados no diretório ///​var/​lib/​tazpkg/​installed//​ - sinta-se livre para examiná-los ou até mesmo usar um como exemplo. Todos os pacotes do SliTaz são construídos com a ferramenta chamada Tazwok e com uma "​receita"​ (arqvuio //​receipt//​) encontrada no wok. Esta receita provê todas as informações necessárias para a construção de um pacote adequado para instalação pelo Tazpkg, o que inclui variáveis contendo o nome do pacote, fonte em formato tarball, URL de download, etc. Dada uma receita a função //​compile_rules//​ possui todos os comandos necessários para configurar, construir e instalar o pacote em um diretório específico. Após a compilação,​ o Tazwok executa a função //​genpkg_rules//​ para obter somentes os arquivos necessários ou requeridos e gera um pacote //.tazpkg// (que na verdade é um arquivo //cpio//). No SliTaz você encontra todas as receitas dos pacotes instalados no diretório ///​var/​lib/​tazpkg/​installed//​ - sinta-se livre para examiná-los ou até mesmo usar um como exemplo.
  
-O Tazwok procura, por padrão, por um wok no diretório ///​home/​slitaz/​wok//​ e coloca os pacotes gerados em ///​home/​slitaz/​packages//​. Estes caminhos são definidos pelo arquivo de configuração do Tazwok que pode ser localizado em ///​etc/​tazwok.conf//​ ou no diretório atual, o que é útil se você trabalha com múltiplos woks. Agora, se o //​slitaz-toolchain//​ está instalado, você pode começar a criar e construir um pacote que não necessita de muitas dependências. Pequeno exemplo:+O Tazwok procura, por padrão, por um wok no diretório ///​home/​slitaz/​wok//​ e coloca os pacotes gerados em ///​home/​slitaz/​packages//​. Estes caminhos são definidos pelo arquivo de configuração do Tazwok que pode ser localizado em ///​etc/​tazwok.conf//​ ou no diretório atual, o que é útil se você trabalha com múltiplos woks. Agora, se o CookUtils está configurado (//# cook setup//) e o //​slitaz-toolchain//​ está instalado, você pode começar a criar e construir um pacote que não necessita de muitas dependências. Pequeno exemplo:
  
-<​code># ​tazwok ​new-tree pkgname --interactive</​code>​+<​code>​ # cook new pkgname --interactive </​code>​
  
-Assim que uma nova árvore de pacote e uma receita são criadas no wok, você pode editar a receita com seu editor favorito (o Geany fornece código belamente ​colorizado), modificar as regras ​de funções, adicionar dependências na variável DEPENDS, se necessário,​ e tentar sua primeira geração (cook) de pacote:+Assim que uma nova árvore de pacote e uma receita são criadas no wok, você pode editar a receita com seu editor favorito (o Geany fornece código belamente ​colorido), modificar as regras, ​funções e adicionar dependências na variável DEPENDS, se necessário,​ e tentar sua primeira geração (cook) de pacote:
  
-<​code># ​tazwok ​cook pkgname</​code>​+<​code>​ # cook pkgname </​code>​
  
-Note que você pode agora navegar pelos pacotes gerados, modificar a receita de geração novamente ou apenas reconstruir o pacote ​com o comando //tazwok genpkg//. Quando você estiver feliz com seu trabalho você pode instalar o pacote criado com o comando //tazpkg install// e então testar o aplicativo ou biblioteca.+Note que você pode agora navegar pelos pacotes gerados, modificar a receita de geração novamente ou apenas reconstruir o pacote. Quando você estiver feliz com seu trabalho você pode instalar o pacote criado com o comando //tazpkg install// e então testar o aplicativo ou biblioteca.
 
pt/handbook/packages.1266907051.txt.gz · Last modified: 2010/07/08 17:19 (external edit)