SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revision Previous revision
Next revision
Previous revision
pt:handbook:packages [2016/03/31 20:27]
genesis [Instale pacotes] adicionada sub-seção 'pacotes get'
pt:handbook:packages [2016/03/31 20:37] (current)
genesis [Tazwok & o wok]
Line 65: Line 65:
 Todos os pacotes do SliTaz são construídos com a ferramenta chamada Tazwok e com uma "​receita"​ (arqvuio //​receipt//​) encontrada no wok. Esta receita provê todas as informações necessárias para a construção de um pacote adequado para instalação pelo Tazpkg, o que inclui variáveis contendo o nome do pacote, fonte em formato tarball, URL de download, etc. Dada uma receita a função //​compile_rules//​ possui todos os comandos necessários para configurar, construir e instalar o pacote em um diretório específico. Após a compilação,​ o Tazwok executa a função //​genpkg_rules//​ para obter somentes os arquivos necessários ou requeridos e gera um pacote //.tazpkg// (que na verdade é um arquivo //cpio//). No SliTaz você encontra todas as receitas dos pacotes instalados no diretório ///​var/​lib/​tazpkg/​installed//​ - sinta-se livre para examiná-los ou até mesmo usar um como exemplo. Todos os pacotes do SliTaz são construídos com a ferramenta chamada Tazwok e com uma "​receita"​ (arqvuio //​receipt//​) encontrada no wok. Esta receita provê todas as informações necessárias para a construção de um pacote adequado para instalação pelo Tazpkg, o que inclui variáveis contendo o nome do pacote, fonte em formato tarball, URL de download, etc. Dada uma receita a função //​compile_rules//​ possui todos os comandos necessários para configurar, construir e instalar o pacote em um diretório específico. Após a compilação,​ o Tazwok executa a função //​genpkg_rules//​ para obter somentes os arquivos necessários ou requeridos e gera um pacote //.tazpkg// (que na verdade é um arquivo //cpio//). No SliTaz você encontra todas as receitas dos pacotes instalados no diretório ///​var/​lib/​tazpkg/​installed//​ - sinta-se livre para examiná-los ou até mesmo usar um como exemplo.
  
-O Tazwok procura, por padrão, por um wok no diretório ///​home/​slitaz/​wok//​ e coloca os pacotes gerados em ///​home/​slitaz/​packages//​. Estes caminhos são definidos pelo arquivo de configuração do Tazwok que pode ser localizado em ///​etc/​tazwok.conf//​ ou no diretório atual, o que é útil se você trabalha com múltiplos woks. Agora, se o //​slitaz-toolchain//​ está instalado, você pode começar a criar e construir um pacote que não necessita de muitas dependências. Pequeno exemplo:+O Tazwok procura, por padrão, por um wok no diretório ///​home/​slitaz/​wok//​ e coloca os pacotes gerados em ///​home/​slitaz/​packages//​. Estes caminhos são definidos pelo arquivo de configuração do Tazwok que pode ser localizado em ///​etc/​tazwok.conf//​ ou no diretório atual, o que é útil se você trabalha com múltiplos woks. Agora, se o CookUtils está configurado (//# cook setup//) e o //​slitaz-toolchain//​ está instalado, você pode começar a criar e construir um pacote que não necessita de muitas dependências. Pequeno exemplo:
  
-<​code># ​tazwok ​new-tree pkgname --interactive</​code>​+<​code>​ # cook new pkgname --interactive </​code>​
  
-Assim que uma nova árvore de pacote e uma receita são criadas no wok, você pode editar a receita com seu editor favorito (o Geany fornece código belamente ​colorizado), modificar as regras ​de funções, adicionar dependências na variável DEPENDS, se necessário,​ e tentar sua primeira geração (cook) de pacote:+Assim que uma nova árvore de pacote e uma receita são criadas no wok, você pode editar a receita com seu editor favorito (o Geany fornece código belamente ​colorido), modificar as regras, ​funções e adicionar dependências na variável DEPENDS, se necessário,​ e tentar sua primeira geração (cook) de pacote:
  
-<​code># ​tazwok ​cook pkgname</​code>​+<​code>​ # cook pkgname </​code>​
  
-Note que você pode agora navegar pelos pacotes gerados, modificar a receita de geração novamente ou apenas reconstruir o pacote ​com o comando //tazwok genpkg//. Quando você estiver feliz com seu trabalho você pode instalar o pacote criado com o comando //tazpkg install// e então testar o aplicativo ou biblioteca.+Note que você pode agora navegar pelos pacotes gerados, modificar a receita de geração novamente ou apenas reconstruir o pacote. Quando você estiver feliz com seu trabalho você pode instalar o pacote criado com o comando //tazpkg install// e então testar o aplicativo ou biblioteca.
 
pt/handbook/packages.1459448867.txt.gz · Last modified: 2016/03/31 20:27 by genesis