SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png
Translations of this page:

Geração de Variantes

Tazlito - Ferramenta Live do SliTaz

O Tazlito é uma ferramenta que ajuda a gerar e configurar uma imagem ISO do LiveCD do SliTaz. Pode-se criar uma distribuição personalizada em dois comandos a partir de uma lista de pacotes e de uma variante (flavor), extrair uma ISO existente para modificá-la, criar um novo initramfs e/ou uma nova ISO. A maioria dos comandos devem ser executados como root, exceto o de estado e o de manipulação do arquivo de configuração. Assim como outras ferramentas do SliTaz, pode-se usar o comando tazlito usage em um terminal para obter uma lista de todos os comandos com uma curta descrição em inglês.

Obtenha uma variante (flavor)

O LiveCD do SliTaz pode ser facilmente reconstruido usando o suporte a variantes (flavors) do Tazlito. Uma variante do LiveCD pode ser reconstruída a partir do LiveCD ou da RAM ou a partir de um sistema instalado no HD. Para reconstruir o SliTaz a partir do LiveCD são necessários ao menos 256 MB de memória RAM e recomenda-se que o arquivo gerado seja guardado numa mídia persistente (o HD, uma mídia USB, etc). Para iniciar deve-se obter um arquivo flavor a partir de um mirror do SliTaz: abre-se o Xterm, torna-se administrador root e obtem-se o sistema básico padrão:

# tazlito get-flavor core

Gerar uma distribuição personalizada

O comando get-flavor irá baixar uma variante básica, fornecendo uma descrição e uma lista de pacotes no diretório atual com alguns arquivos adicionais em /home/slitaz/distro/addfiles (JWM menu, wallpapers, hacker files). Pode-se, então, adicionar ou remover pacotes da lista (distro-packages.list), modificar os arquivos de configuração (tazlito.conf) e, opcionalmente, modificar os arquivos adicionais. Então, para gerar uma imagem ISO de LiveCD:

# tazlito gen-distro

A imagem ISO do LiveCd, o sistema de arquivos raiz (rootfs) e o conteúdo do cd (rootcd) estão em /home/slitaz/distro. Todos os pacotes reempacotados ou baixados são armazenados, por padrão, em /home/slitaz/packages. Pode-se criar um ambiente chroot no rootfs para preconfigurar o sistema, adicionar mais arquivos no diretório rootcd e adicionar usuários, devendo-se reconstruir o initramfs e a imagem ISO para gerar um novo LiveCD:

# tazlito gen-initiso

Gravar a imagem ISO e gerar um arquivo flavor

O Tazlito pode gravar o LiveCD e/ou criar um arquivo flavor para manter as modificações atuais:

# tazlito burn-iso
# tazlito gen-flavor

Instruções detalhadas

Para maiores informações, consulte a página do manual "Geração de uma variante do LiveCD".

 
pt/guides/genlivecdsimple.txt · Last modified: 2010/07/08 17:14 (external edit)