"Sexy Desktop": Aplicativos e configurações
Este guia fornece informações sobre a criação de um desktop bonito, feito com aplicativos encontrados nos repositórios do SliTaz e por configurações e truques diversos.
Desktop com o Wbar e o Tint2
Primeiro vamos instalar os pacotes a serem utilizados:
- wbar
- tint2
- nitrogen
- cairo-clock
Temos que criar, modificar ou configurar 3 arquivos no diretório pessoal (home) do usuário:
- ~/.wbar
- ~/.config/tint2/tint2rc
- ~/.config/openbox/autostart.sh
Os arquivos de configuração do Wbar e do Tint2 não existem se estes aplicativos nunca foram executados, porém o script de configuração de aplicativos auto iniciados do Openbox existe, visto que ele é o Gerenciador de Janelas padrão. Salve os arquivos anexos logo abaixo em seus respectivos diretórios.
O relógio análogo do cairo necessita da que a extensão “Composite” esteja ativada e que o gerenciador de composição de desktop esteja rodando (ambos estão ativados por padrão no SliTaz). Se você usar o Xorg você deve editar o arquivo xorg.conf. O gerenciador de composição que usamos no SliTaz chama-se xcompmgr, pois é leve e possui algumas capacidades como sombras, etc.
Para executar automaticamente todos os aplicativos no início de uma sessão gráfica deve-se editar o arquivo de configuração de aplicativos auto iniciados do Openbox com o seu editor de texto favorito ou usando o aplicativo gráfico ($desktopbox autostart) para adicionar as seguintes linhas:
# Start the Freedesktop standard menu panel. #lxpanel & # Tint2 - Simple and clean panel. tint2 & # Desktop Wallpaper with Nitrogen. nitrogen --restore & # Desktop effects composer (xcompmgr -c -r 10 &). xcompmgr & # Wbar icons panel. (sleep 4 && wbar -above-desk -bpress -pos top center -isize 24 -jumpf 0 -zoomf 2.0 -balfa 0) & # Nice clock for the desktop. (sleep 2 && cairo-clock) &
Certifique-se de comentar a linha referente ao lxpanel e modificar as preferências do PCmanFM para permitir que o Nitrogen gerencie o plano de fundo do desktop. Para escolher uma imagem:
$ nitrogen /usr/share/images
Agora basta sair e reiniciar a sessão para ativar o seu desktop customizado. Ou então matar os processos atuais e reiniciar os aplicativos:
$ killall lxpanel $ tint2 & $ wbar -above-desk -bpress -pos top center -isize 24 -jumpf 0 -zoomf 2.0 -balfa 0 &