SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png
This translation is older than the original page and might be outdated. See what has changed.
Translations of this page:

Wok & Ferramentas

Com o passar do tempo, o projeto SliTaz criou uma variedade de pequenos utilitários para reconstruir o sistema a a partir dos fontes de forma automática. O Tazwok é usado para compilar pacotes a partir de instruções encontradas em arquivos de descrição de pacotes (receitas, ou receipts). O projeto também oferece um arquivo de ferramentas (SliTaz Tools) que contém pequeno utilitários, exemplos e arquivos de configuração. O gerador de distribuição Tazlito é desenvolvido para usuários e desenvolvedores. O Tazlito irá obter e reconstruir uma imagem de LiveCD e gerar uma variante (flavor) da distribuição a partir de uma lista de pacotes, um arquivo de configuração e um de descrição. Os utilitários são todos distribuídos em seus fontes e são instalados por padrão no SliTaz. Os desenvolvedores e futuros colaboradores podem consultar a página de desenvolvimento que fornece informações sobre o gerenciamento do projeto SliTaz.

Tazwok e o wok

A idéia é usar um diretório (wok) contendo todos os pacotes disponíveis, cada um contendo ao menos uma receita que defina o download, desempacotamento, compilação e geração de um binário. Para funcionar, o tazwok também precisa criar um diretório para armazenar fontes baixados ($SOURCES_REPOSITORY) e um repositório de pacotes gerados ($PACKAGES_REPOSITORY), valores que podem ser configurados usando o arquivo /etc/tazwok.conf.

Ferramentas Wok

Para começar, o tazwok precisa estar instalado no sistema, assim como as principais ferramentas de desenvolvimento (binutils, compilador, bibliotecas de desenvolvimento, make), que devem ser baixadas do mirror. Para tanto, deve-se instalar o meta-pacote slitaz-toolchain:

# tazpkg recharge
# tazpkg get-install slitaz-toolchain

Obtenha o wok

Antes de iniciar o trabalho também é necessário recuperar o wok dos repositórios Mercurial ou de um arquivo no mirror primário (TuxFamily). Exemplo usando o SliTaz para ser construído no diretório /home/slitaz:

$ hg clone http://hg.slitaz.org/wok/ /home/slitaz/wok

Os arquivos também estão disponíveis em: ftp://download.tuxfamily.org/slitaz/wok. Obtenha a última versão dos diretórios cooking ou undigest. Antes de compilar seu primeiro pacote, o tazwok precisa saber onde procurar os arquivos. Por padrão o caminho é /home/slitaz/wok, mas você pode mudar isto ou renomear o wok que deseja baixar. Para visualizar/checar os caminhos utilizados pelo tazwok e o número de pacotes no wok, use o comando tazwok stats:

# tazwok stats

Compilação e geração de pacotes

Configure, compile, “limpe”: a forma como o SliTaz gera os pacotes pode ser colocada em um simples comando. Para evitar frustrações, é recomendável iniciar a construção do pacote sem mudar sua receita ou dependências. M4 é um candidato ideal para a sua primeira geração:

# tazwok cook m4

Uma vez que o trabalho foi feito, o pacote é localizado no diretório especificado pelo arquivo de configuração (o padrão é em /home/slitaz/packages). Se tudo correu bem, você pode instalar o pacote no sistema anfitrião ou usa-lo para gerar uma distribuição LiveCD com o Tazlito. Para criar um novo pacote você pode usar o comando new-tree com a opção –interactive e ler a documentação fornecida pela página de receitas.

Cook-list - Lista de Geração

Para compilar vários pacotes com um único comando, você pode usar a lista de geração. Há listas-exemplo em /usr/share/examples/tazwok/cooklists, que são somente arquivos texto com um nome de pacote por linha. Exemplo do comando “cook-list” usando “mypkgs.cooklist”:

# tazwok cook-list mypkgs.cooklist

Opções durante a compilação de um pacote

Você é livre para usar quaisquer opções que queira, somente respeitando a Hierarquia do Sistema de Arquivos (FSH), os documentos em /usr/share/doc e seguindos os padrões Freedesktop (.desktop). Então fica a seu critério, por exemplo, disabilitar suporte a XML, tendo binários menores para o PHP e abrindo mão da libxml2 mas, neste caso, diminuir o tamanho dos binários acaba resultando em perda de funcionalidade. Se você tiver qualquer dúvida, olhe as receitas e opções de compilação em compile_rules.

Otimização

Os pacotes oficiais do SliTaz são otimizados para i486, os argumentos de otimização usados para a configuração estão especificados em /etc/tazwok.conf e pode ser envocados pela variável $CONFIGURE_ARGS. Se você deseja compilar um pacote com opções diferentes, pode modificar o arquivo de configuração do tazwok:

CONFIGURE_ARGS="--build=i486-pc-linux-gnu --host=i486-pc-linux-gnu"

Arquivos incluidos ou pacotes excluídos

Geralmente os pacote base não contém as páginas man, info, os arquivos doc ou bibliotecas estáticas, então precisamos criá-los por meio de um pacote-doc ou um pacote-dev. Note que no SliTaz não se pretende incluir os comandos man ou info, então não há nenhum manual ou arquivo info GNU. A criação de pacotes contendo documentos é realmente opcional, especialmente se o material estiver em inglês. No entanto, um trecho de texto sobre o pacote incluido no Manual SliTaz seria bem apreciado.

Em termos de configuração, quando possível, o objetivo é oferecer arquivos básicos de configuração para rodar o pacote diretamente. No caso do pacote do servidor web LightTPD, o SliTaz fornece arquivos de configuração e scripts de inicialização localizados em /etc/init.d/ (documentados no Manual SliTaz). Para um pacote novo, você é livre para escolher a configuração padrão dependendo em que você pensa ser mais fácil para o usuário final. No SliTaz existem exemplos de configuração em /usr/share/examples e outros tipos de informações úteis.

Categorias de pacotes

As categorias de pacotes existem somente para propósitos de informação e não são fixas, a idéia é classificar os pacotes para que uma página web possa ser gerada toda noite, recuperando dados na receita do pacote. Em resumo, inclua pacotes de desenvolvimento em “devel”, o Xorg em “x-window” e novos pacotes variados em “extra”.

Estrutura dos pacotes no wok

A estrutura de um pacote no wok deve sempre ser respeitada para que o tazwok possa encontrar arquivos e diretórios corretos. Possíveis conteúdos de um pacote (note que o diretório /taz é criado no momento da geração):

  • stuff/ : O material usado para configurar, compilar e gerar o pacote (patch(es), Makefile, pseudo fs, etc).
  • taz/ : Árvore de diretórios contendo o pacote tazpkg gerado - o pacote comprimido é arquivado no diretório especificado em $PACKAGES_REPOSITORY no arquivo de configuração do tazwok.
  • receipt : A receita (veja receitas).
  • description.txt : (opcional) A descrição do pacote é copiada para a raíz do pacote tazpkg. Uma vez instalado, o tazpkg lida com este arquivo por meio do comando “tazpkg desc nome-do-pacote”.

Estrutura de um pacote .tazpkg

Os pacotes do SliTaz são arquivos cpio contendo arquivos e um sistema de arquivos comprimidos com o gzip:

  • fs/ : Pseudo Sistema de Arquivos contendo todos os arquivos a serem instalados.
  • receipt : A receita (veja receipt.txt).
  • files.list : Uma lista de arquivos do pacote.
  • description.txt : A descrição do pacote (opcional).
 
pt/cookbook/wok.txt · Last modified: 2010/07/08 17:14 (external edit)