SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png
Translations of this page:

Instalação

Introdução

Este documento fornece informações e instruções necessárias sobre como instalar o SliTaz em um disco rígido - isto deve levar aproximadamente 10 minutos. O LiveCD do SliTaz se expande a 80 Mb, assim nós sugerimos um mínimo de 120 Mb de espaço livre. Deste modo você poderá instalar mais alguns pacotes. Se você puder usar o LiveCD, você provavelmente pode instalar o SliTaz. Você também pode fazer uma instalação frugal ou não-convencional.

Instalação Usando o Slitaz Installer

O SliTaz provê um instalador simples de usar que pode ser iniciado do menu Ferramentas do Sistema ou pelo TazPanel. As mensagens do instalador estão em inglês, mas usuários de outras línguas deverão estar aptos a usá-lo com estas instruções complementares.

Tipo de instalação

O primeiro passo lhe permite escolher o tipo de instalação: nova instalação ou upgrade de sistema. Na maioria dos casos você irá querer uma instalação nova e limpa. Confirmando isto o instalador irá montar o dispositivo de cdrom master e procurará o sistema de arquivos comprimido (rootfs.gz). Se nenhum sistema de arquivos for achado, então a instalação será abortada.

Se você tiver dificuldades porque o sistema de arquivos comprimido não foi achado, por favor confira se o CD do SliTaz está no dispositivo de CD/DVD master. Se o problema persistir você pode usar uma imagem ISO baixada da internet e montá-la em /media/cdrom onde o instalador espera encontrá-la:

# mount -o loop slitaz-2.0.iso /media/cdrom

Mídia-fonte

Aqui você pode escolher o tipo de mídia a ser usado para instalar o Slitaz: LiveCD, LiveUSB, um arquivo ISO baixado da internet ou diretamente da web.

Partição alvo

O próximo passo é a configuração de partição. O instalador não configura o HD automaticamente. Se você já tem uma partição livre você pode usá-la diretamente, se não você terá que criar uma em modo gráfico com o Gparted ou a partir da linha de comando com fdisk.

Por exemplo, se você quer instalar o SliTaz na primeira partição do primeiro disco reconhecido como hda:

/dev/hda1

Formatação

Formatar uma partição remove permanentemente todos os dados nela gravados. Tenha certeza de escolher cuidadosamente a partição alvo desejada, já que esta ação é irreversível!

O próximo passo o permite formatar a partição alvo. O sistema de arquivos Ext3 é um sistema robusto, estável e com suporte a journaling. Se a partição já estiver formatada, você pode pular este passo, se não só confirme.

Partição Home

Uma partição home separada também pode ser criada e formatada.

Hostname (Nome do host)

A configuração de Hostname o deixa escolher o nome da máquina. O hostname é internamente usado para identificar a máquina na rede. Este valor pode ser mudado depois do sistema ser instalado. O nome do host não pode ter mais de 64 caracteres e somente são aceitos letras, números e traços.

Root

A senha do usuário root deve ser configurada aqui.

User (usuário comum)

Aqui você pode configurar um nome de usuário e senha.

Gerenciador de Boot - GRUB

No próximo passo você tem a opção de instalar o gerenciador de boot GRUB e habilitar um dual-boot com um Windows. O GRUB é capaz de dar boot em quase qualquer tipo de sistema operacional e pode ser configurado através de um arquivo de texto compreensível por humanos; mudanças neste arquivo são instantâneas e não necessitam de comandos adicionais para surtirem efeito.

Se você quer usar uma instalação existente do GRUB, pule este passo e acrescente as linhas corretas para o arquivo de configuração do GRUB (menu.lst); veja abaixo para mais informações. Note que o Instalador do SliTaz cria um arquivo de configuração no local especificado que pode ser usado como um exemplo (/mnt/target/boot/grub/menu.lst).

Fim da instalação

Quando o Instalador finalmente terminar seu trabalho você tem a opção de sair ou diretamente reiniciar seu novo sistema operacional GNU/Linux SliTaz. O primeiro boot é semelhante ao LiveCD, você será questionado sobre linguagem, teclado, placa de som e seleção de tela. Reinicios futuros não pedirão mais detalhes de configuração, mas todos os valores ou podem ser mudados manualmente ou com as ferramentas do projeto como tazlocale ou tazx.

Instalação manual

O SliTaz também pode ser instalado manualmente a partir da linha de comando. Para a instalação manual do SliTaz você pode usar um cdrom ou uma imagem ISO. Os comandos seguintes podem ser copiados/colados do navegador para o terminal (xterm ou sakura).

A primeira coisa que você tem que fazer é preparar uma partição alvo e montá-la. Exemplo que usa partição /dev/hda1:

# mkdir /mnt/target
# mount /dev/hda1 /mnt/target

Montagem do cdrom ou imagem ISO

Agora você tem que montar o cdrom:

# mount /dev/cdrom /media/cdrom

Ou uma imagem ISO:

# mount -o loop slitaz-2.0.iso /media/cdrom

Instalar e extrair

A meta agora é copiar os arquivos necessários da mídia na partição alvo e então extrair o sistema de arquivos comprimido (rootfs.gz). Crie um diretório de boot e instale o Kernel Linux:

# mkdir /mnt/target/boot
# cp -a /media/cdrom/boot/vmlinuz-* /mnt/target/boot

Copie o rootfs:

# cp /media/cdrom/boot/rootfs.gz /mnt/target

Desde o SliTaz 4.0, múltiplos rootfs devem ser copiados.

 # cp /media/cdrom/boot/rootfs* /mnt/target 

Você também pode copiar apenas o rootfs4.gz para obter uma instalação mínima, com linha de comando.

Agora que os arquivos necessários estão presentes, você pode mudar (cd) para o diretório alvo e descomprimir o sistema de arquivos com lzma e cpio:

# cd /mnt/target
# lzma < rootfs.gz -so | cpio -id 
# rm rootfs.gz init

Para o SliTaz 4.0 em diante:

 # cd /mnt/target
 # unlzma < rootfs4.gz | cpio -id 
 # unlzma < rootfs3.gz | cpio -id 
 # unlzma < rootfs2.gz | cpio -id 
 # unlzma < rootfs1.gz | cpio -id 
 # rm rootfs* init

Isso é tudo, o SliTaz está instalado! Antes de reiniciar seu novo GNU/Linux SliTaz por favor cheque se você tem um gerenciador de boot (GRUB ou Lilo) e adicione as linhas necessárias para dar boot no SliTaz (veja abaixo).

Gerenciador de boot GRUB

O GRUB é um gerenciador de boot universal capaz de dar boot em quase qualquer sistema operacional, como Linux, BSD ou Windows. O GRUB usa um único arquivo de configuração nomeado menu.lst, se você usou o instalador do SliTaz e instalou o GRUB não precisa instalar o GRUB manualmente, só reinicie.

Por outro lado, para instalar o GRUB no MBR (Master Boot Record), usando o diretório raiz /mnt/target (a partição alvo montada) e o disco nomeado hda (note a falta proposital do número da partição):

# grub-install --root-directory=/mnt/target /dev/hda

Agora você pode criar um arquivo de configuração do GRUB e adicionar as linhas que darão boot no SliTaz. O arquivo menu.lst pode ser editado com seu editor de texto favorito como Nano ou Leafpad:

# leafpad /mnt/target/boot/grub/menu.lst

/boot/grub/menu.lst - Exemplo

title    SliTaz GNU/Linux 2.0 (Kernel 2.6.25.5-slitaz)
root     (hd0,0)
kernel   /boot/vmlinuz-2.6.25.5-slitaz root=/dev/hda1 vga=normal

Verifique novamente se tudo está no lugar antes de reiniciar:

# reboot

Dual-Boot com Windows

Uma dúvida frequente no Fórum da Comunidade é como fazer um dual-boot com SliTaz e Windows. Esta é uma tarefa simples; só é preciso adicionar as seguintes linhas ao arquivo /boot/grub/menu.lst:

title   Microsoft Windows
        rootnoverify (hd0,0)
        chainloader +1

Neste exemplo, a instalação de Windows reside no primeiro disco rígido (hd0) e na primeira partição deste disco (o segundo zero, após a vírgula). Isso pode ser modificado de acordo com a necessidade do usuário. Se fosse o contrário, com o Windows instalado na segunda partição, depois do SliTaz, a linha seria esta:

rootnoverify (hd0,1)

A maioria dos sistemas operacionais ou contém seu próprio gerenciador de boot (caso do Windows e do BSD), ou podem ser iniciados diretamente com o GRUB.

Instalando o SliTaz em um dispositivo USB

Se você quer instalar o SliTaz em um dispositivo USB (como um pendrive), você deve adicionar um pequeno atraso (rootdelay) para permitir que o kernel do Linux detecte o dispositivo.

Para incluir este opção, edite seu arquivo menu.lst e inclua o argumento rootdelay:

title  SliTaz GNU/Linux 3.0 (Kernel 2.6.34-slitaz)
       root(hd0,0)
       kernel /boot/vmlinuz-2.6.34-slitaz root=/dev/sda1 vga=normal rootdelay=10

Compartilhando uma partição

Nem sempre é necessário formatar uma partição. Você pode compartilhar uma partição com outro sistema operacional e instalar o SliTaz em um arquivo loop ou em um subdiretório.

 
pt/handbook/installation.txt · Last modified: 2015/07/18 19:34 by genesis