SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png
This translation is older than the original page and might be outdated. See what has changed.
Translations of this page:

Mídia LiveUSB

O utilitário Tazusb cria, com apenas alguns comandos, mídias usb bootáveis. Pode, também, comprimir e fazer backup de todo um sistema de arquivos para a mídia, preservando assim todas as modificações para uso posterior. Digite tazusb para uma lista completa de comandos ou leia o Manual TazUSB.

Crie sua própria mídia LiveUSB

Para gerar uma mídia LiveUSB você precisa, primeiramente, logar-se como root com o comando su e localizar seu dispositivo de armazenamento usb, digitando no terminal:

# fdisk -l     # normalmente /dev/sda1

Então formate e defina uma nome para o dispositivo: (cuidado: isto irá apagar todos os dados existentes, certifique-se de que você tenha especificado o dispositivo correto):

# tazusb format /dev/sda1

Finalmente crie a mídia USB com o comando:

# tazusb gen-liveusb /dev/sda1

Seguidos estes passos, você pode iniciar o SliTaz a partir da mídia usb (desde que a bios de seu computador ofereça esta opção).

Manutenção das configurações do sistema

Ao término de sua sessão LiveUSB, certifique-se de que os pacotes instalados e configurações modificadas sejam mantidas, criando um backup de todo o sistema de arquivos:

# tazusb writefs gzip

Este comando comprime e faz backup de todos os arquivos do sistema para o arquivo 'rootfs.gz', que será carregado no próximo boot.

Se algo der errado durante o processo de backup, você pode simplesmente retornar para o sistema de arquivos utilizado anteriomente, digitando 'previous' no prompt de boot. Backups antigos são nomeados 'rootfs.gz.dataehoraunix' e podem ser deletados de forma segura de sua localização - na pasta /home.

 
pt/handbook/liveusb.txt · Last modified: 2010/07/08 17:14 (external edit)