SliTaz GNU/Linux official and community documentation wiki.
.png
This translation is older than the original page and might be outdated. See what has changed.
Translations of this page:

Contribuindo com o SliTaz

Há várias formas pelas quais você pode contribuir com a comunidade do SliTaz. Caso tenha tempo livre qualquer contribuição será apreciada, desde a criação de pacotes até a criação de arte para a distribuição.

Poste uma mensagem no fórum ou na lista de discussão se você estiver inseguro ou com dúvidas sobre como contribuir.

Possuimos um Site da comunidade no qual você pode escrever posts de blogs, compartilhar papéis de parede e imagens, etc. Recomendamos a utilização deste site da comunidade àqueles que queiram contribuir com o SliTaz e mostrar o seu trabalho!

Desenvolvedores e hackers

Criação de pacotes

Caso você não tenha dificuldades com o processo de compilação de programas linux (configure, make, make install), pode contribuir criando pacotes para o SliTaz. A distribuição possui uma ferramenta que automatiza a compilação de programas a partir dos fontes chamada tazwok. Todos os pacotes do SliTaz possuem um arquivo receipt, pelo qual se controla o processo de compilação utilizando-se algumas variáveis e funções. Você pode clonar o wok para ter acesso aos arquivos receipt e compreender o seu funcionamento. Leia também a página para desenvolvedores antes de iniciar seu trabalho.

Quando se sentir pronto, acesse a lista de pacotes a serem incluídos, escolha um e tente empacotá-lo. Você pode enviar seus arquivos receipt para a lista de discussão ou entrar em contato com algum desenvolvedor da distribuição, para que possamos revisar seu trabalho e fornecer a você acesso aos repositórios.

Teste de pacotes e notificação de bugs

Outra forma de colaborar é testando pacotes e avisando sobre possíveis bugs na página sobre notificação de bugs. Possuímos, também, algumas diretivas para teste de pacotes (em inglês). Para colaborar, utilize a página de notificação de bugs, o fórum ou a lista de discussão, informando-nos sobre dependências não presentes, falhas na execução de programas, erros de configuração, etc.

Escritores e tradutores

Leia as Orientações sobre documentação do SliTaz, aprenda a sintaxe wiki, escolha uma página e começe o trabalho! No presente momento, precisamos de colaborações que posteriormente serão revisadas e atualizadas. Preparamos um Mutirão da documentação, onde concentramos esforços especiais na documentação, por isso sinta-se à vontade para contribuir.

Algumas formas de contribuição:

  • Você é um usuário do SliTaz com experiência?

Contribua com os Guias. Eles mostram ao usuário um processo para se obter um determinado objetivo, desde a customização do desktop até a configuração de rede. Se você obteve sucesso com algum procedimento, ou se sente que algum guia existente precisa ser melhorado, crie (ou atualize) a página em questão.

  • Você é um usuário de linux em geral?

Contribua com o Manual. Vários textos introdutórios sobre o SliTaz, sobre linux ou programas existentes podem ser escrito neste documento. Algumas pessoas gostam de escrever textos mais técnicos e outras de escrever textos com informações mais gerais. Ambos os perfis são bem-vindos, na medida em que podem escrever um texto juntas.

  • Você possui certa fluência na língua inglesa?

Traduções são muito importantes para os usuários do mundo inteiro que procuram o SliTaz. Precisamos de tradutores para garantir aos usuários da distribuição documentação em sua língua materna. Caso queira ajudar, procure os textos não traduzidos na documentação em inglês e traduza-a para o português.

  • Você possui um bom domínio da língua portuguesa?

Revisões posteriores da tradução são a peça chave para garantir a qualidade da documentação! Precisamos de revisores para trabalhar em todas as páginas já existentes - guias, manual e livro de receitas - e nas que ainda estão para ser traduzidas.

Artistas e Designers

Os Papéis de parede criam um grande impacto no primeiro contato que o usuário tem com a distribuição. Use o site da comunidade, o fórum ou a lista de discussão para mostrar o seu trabalho!



Seção de revisão das páginas
Qualidade Baixa
Revisão Atualizações principais FIXME
Prioridade Alta
Problemas Adicione um link para um tópico no fórum
OU adicione um link para um tópico no SliTaz Labs
Como melhorar Faça sugestões breves, por exemplo:
Adicione um link
Adicione novas linhas como essa ;-)
 
pt/guides/contributor.txt · Last modified: 2010/07/08 17:14 (external edit)